Letra cursiva x Letra bastão

Vamos falar de um assunto que tem tudo sobre o aprendizado e a importância da escrita com as crianças, sobretudo: o domínio da escrita e leitura, seja com letra cursiva ou através de letra bastão.

A escrita sempre é o segundo ponto mais importante, e nem poderia ser diferente. É importante que antes de tudo a criança tenha um bom ensino da leitura e que possa fazer isso sem travas e interrupções, de modo que fique claro.

Escrita é mais difícil ou não?

Sempre será. A escrita é um processo que precisa ser bem elaborado em nosso cérebro, exigindo mais atenção e domínio da atividade, além de uma boa coordenação motora. A escrita é difícil para o nosso cérebro, pois não se trata de memorização apenas, mas sim de uma atividade prática.

Letra cursiva e Letra bastao

Entenda por que as crianças devem aprender a escrever com letra de forma primeiro

Escolher a letra ideal pode ser uma tarefa complicada para alguns professores. Cada letra tem um significado mediante o nível de evolução apresentado pela criança. A letra bastão é a mais indicado para o começo do processo de escrita, sendo que a criança já estará ambiente com a leitura.

silabario Letra bastao
Letra bastão

A letra cursiva tem traços próprios e o que mais dificulta, são os desenhos de sua letra. São intermináveis e remete muitos exercícios de caligrafia para deixar a letra esteticamente mais bonita.

silabario letra cursiva
Letra cursiva

Diferenciais notáveis entre letra bastão x letra cursiva

A seguir separamos através de pequenos tópicos diferenças que podem ser notadas na escrita com cada uma dessas letras. Veja e avalie:

• – A letra bastão é uma letra de forma e pode ser feita através da escrita com letra maiúscula. Já a letra de mão ou manuscrita é cursiva;
  • – A letra bastão é usada na alfabetização apenas após as crianças já conseguirem ter o domínio da letra cursiva. A letra cursiva serve de ensino nas escolas tradicionais;
  • – A letra bastão tem traços simples. Por conta disso, a sua exigência será menor. A letra cursiva tem um traçado muito mais trabalhoso e detalhado. Tem algumas linhas onduladas, que vão para cima e depois para baixo. Exige mais da coordenação motora de cada um;
  • – Bastão tem uma velocidade muito mais lenta, pois o lápis será erguido várias vezes e depois levado ao papel de volta. Isso toma bastante tempo. Já a letra cursiva apesar de ser muito trabalhosa, após ser apreendida irá ser aperfeiçoada rapidamente. O lápis irá sair do papel em raras oportunidades;
  • – Você encontra a letra de bastão em jornais, revistas, outdoors, livros e placas de transito. A letra cursiva pode ser encontrada em escolas, convites de eventos e formaturas, além de cartas e correspondências.

O processo é desafiador para os educadores, mas fique calmo. O processo de aprendizagem primário na escola deve ser feito com muito carinho.