Gordura Saturada

O que é gordura saturada?
As gorduras saturadas são formadas por carbonos que se conectam apenas por ligações simples na sua cadeia. Em temperatura ambiente são encontradas no estado sólido.

As gorduras saturadas estão presentes nos produtos de origem animal como, carnes vermelhas, carnes brancas (exemplo, peles de aves).

Estão no leite e seus derivados (manteiga, iogurte, chocolate, entre outros). E não menos importante no óleo de dendê e no óleo de coco.

Veja como ela pode interferir na qualidade da sua saúde, lendo as informações abaixo.

Gordura saturada: ainda é a vilã?

Por muitos anos a gordura saturada foi vista como vilã da saúde cardíaca. Mas estudos recentes dizem que o consumo moderado não aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Foi sempre afirmado que consumo de gordura saturada favorece o aumento do “colesterol ruim”.

hamburguer gordura

Essas moléculas de colesterol são levadas por um tipo de lipoproteína (LDL) que é transportado do fígado até outras partes do corpo.

Com o aumento do colesterol total, crescem os níveis de LDL no sangue. Provocando a obstrução de vasos sanguíneos e a formação de placas arterioscleróticas.

As obstruções prejudicam o fluxo do sangue. Por fim podem ter quadros de infarto e AVC.

Ou seja, a gordura saturada consumida em excesso continua sendo prejudicial, mas não é a única ou a pior das categorias de gorduras.

No entanto, dentro dessas médias de resultados existe a variável individual. Talvez alguns sejam menos afetados, enquanto outros correm risco maior na saúde cardíaca.

Têm pessoas que necessitam minimizar a gordura saturada da alimentação, como os portadores de distúrbio genético, chamado Hipercolesterolemia Familiar.

Também entram nessa lista os indivíduos com uma variante do gene chamada ApoE4. Nossa condição de saúde está intimamente ligada à alimentação.

Por outro lado muita gente gosta de cozinhar com gordura saturada. Tem seus benefícios, pois são altamente resistentes ao calor. Não havendo alteração nas ligações químicas.

O óleo de coco é o queridinho pra fritura e rico em gordura saturada. Pois sua composição molecular não é alterada nem a 180 ° C.

Os alimentos mais indicados que possuem gordura saturada são o óleo de dendê, o chocolate amargo e a manteiga ghee.

Busque sempre um nutricionista e consuma gorduras com moderação. Caso você tenha problemas de colesterol dê preferências pra dietas mediterrâneas.



Gordura Saturada

Por

Compartilhe