Pesquisadores da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, concluíram um estudo que relata que é possível produzir etanol originado de capim. Os cientistas passaram cinco anos analisando campos de capim em fazendas americanas. Esse biocombustível seria produzido a partir de uma espécie de gramínea, chamada de Panicum Virgatum.
Esse capim cresce naturalmente nas áreas agrícolas dos Estados Unidos. A planta produz cinco vezes mais energia do que gasta para o seu cultivo. Segundo os pesquisadores, essa grama tem muito mais vantagens que outras plantas que produzem biocombustíveis, como o milho e a cana-de-açúcar.
Uma das grandes vantagens desse biocombustível é que o cultivo do capim não compete com a produção dos alimentos. Isso evita o aumento do preço de determinados produtos. O Departamento de Energia dos Estados Unidos financia biorrefinarias a fim de dar continuidade nos estudos e possibilitar viabilidade comercial em massa desse biocombustível.
Outra vantagem observada pelos pesquisadores, é que o biocombustível feito com o capim emite 94% menos gases nocivos à atmosfera em comparação com a gasolina.
Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

- Aquecimento Global
- O homem não está causando o aquecimento global!
- Modelos Climáticos do Aquecimento Global
- Efeitos do Aquecimento Global no Brasil
- Efeitos do Aquecimento Global
- Síndrome da Abstinência Alcoólica
- Causas do Aquecimento Global
- Álcool: Conceito e Histórico
- Os Polos da Terra e o Aquecimento Global
- Aquecimento global causou a tragédia em SC
Por