Doenças causadas pela desnutrição

A desnutrição é o nome que se dá às pessoas que têm pouca ingestão de proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios e sais minerais. Além da não ingestão, ela também pode ser provocada pela incapacidade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos que são consumidos.

Geralmente, a desnutrição atinge pessoas em situação de pobreza extrema, principalmente crianças dos países de terceiro mundo.

A desnutrição é uma das principais causas de crianças que nascem abaixo do peso normal, de crianças que são mais suscetíveis a doenças durante a infância, adolescência e na fase adulta.

O quadro de desnutrição, quando não grave, pode ser tratado em casa. Já nos casos em que a desnutrição é grave, a pessoa deve ser hospitalizada imediatamente.

Crianças desnutridas

Para saber um pouco mais sobre as doenças que podem surgir da desnutrição, acompanhe o texto abaixo:

Anemia Ferropriva – anemia causada pela deficiência do ferro no corpo. É caracterizada pela diminuição da contagem de glóbulos vermelhos no corpo, resultando em fadiga, fraqueza, dispneia e palidez do corpo. Pode ser facilmente revestida com uma dieta saudável. Alimentos como polpas, castanhas, tofu e feijão são ricos em ferro.

Beri Beri – doença causada pela falta de vitamina B1 no organismo. Seus sintomas mais encontrados são as alterações na coordenação muscular, degeneração nervosa e problemas cardiovasculares. Consumir carne, ovos, cereais integrais, feijão são essenciais para evitar este tipo de doença.
Bócio – é causada pela ausência de iodo no organismo. O bócio causa hipertireoidismo, problemas de crescimento e desenvolvimento de crianças, o cretinismo e pode causar até o retardo mental. Essa doença é muito encontrada nos lugares onde há insuficiência de sal. O sal iodado e os peixes de água doce são ricos em iodo.

Cegueira noturna ou Xeroftalmia – essa doença se dá pelo pouco ou nenhum crescimento do tecido epitelial ou infecção ocular crônica. Esta doença se caracteriza pela falta de vitamina A no organismo. Em situações graves, a cegueira noturna pode levar à cegueira total. É recomendado que se consuma bastante cenouras, folhas verdes, legumes e melões.

Depressão – essa doença que assombra milhões de pessoas é causada pela falta da vitamina B7. Se for grave a sua falta, pode ser fatal. Recomendado que se coma aves, produtos derivados do leite, amendoim, nozes, que são fontes da vitamina B7.

Escorbuto – essa doença consiste na inibição da produção de colágeno no organismo, que é a proteína estrutural que liga os tecidos, e é causada pela falta da vitamina C. Como efeito dessa doença, a deterioração da pele e gengivas, formação irregular dos dentes e ossos, atraso na recuperação de feridas, e sangramentos. Recomendado o consumo de laranja, limão, morango e brócolis.

Osteoporose – causada pela falta das vitaminas D e Cálcio no corpo, afeta diretamente a saúde dos ossos e da coluna vertebral, fazendo com que os ossos fiquem macios e frágeis, propensos a fraturas e defeitos na estrutura da coluna. É recomendado que se consuma bastante bananas, espinafre, leite, quiabo, soja e exposição à luz do sol, pois ela também é uma importante fonte de vitamina D e cálcio.


Crédito Foto Principal: Malnourished Children / Arabiangazette


Mais sobre Desnutrição:

Leia também! Assuntos relevantes