História

Formação do Nazismo na Alemanha

A Formação do Nazismo na Alemanha – Cronologia dos fatos

1918 – Proclamação da República de Weimar. Após a derrubada do segundo Reich, os socialdemocrata aceitaram as condições do Tratado de Versalhes, que arrasou a economia de Alemanha.

1919 – Houve a tentativa de tomada do poder pelos Espartaquistas, eles eram comunistas alemães, e tentaram dar um golpe de estado em Berlim, queriam instalar a ditadura do proletariado mas fracassaram e teve seus lideres mortos por oficiais da direita.

1920 – O Partido Trabalhista Alemão, se torna Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães(NAZI), liderado por Adolf Hitler; o nome do partido não mostra nada do que na verdade ele realmente é, pois, de socialista ele não tem nada, mas e totalmente nacionalista, o termo: socialista, é mas para chamar atenção da sociedade, e da idéia de que eles eram bonzinhos.

1923 – Os Nacionais-Socialistas tentam dar um golpe na Baviera, e para se mostrar como o Nazismo não era um partido muito organizado, eles não conseguiram nada com isso e Hitler acaba sendo preso, e na cadeia escreve o livro “Mein Kampf” (Minha Luta),um dos livros mais vendidos do mundo. Quando saiu da cadeia, Hitler reorganizou o partido e por em pratica a tomada do poder.

1924 – Houve um financiamento por parte dos norte-americanos para a Alemanha amenizar suas dividas de guerra, com isso a população esqueceu um pouco do Partido Nazista, como se deu pra notar nas eleições de 1925, onde o partido foi muito mal, e quando o ultraconservador Marechal Hindenburg foi escolhido para chefiar o Executivo. Ele conseguiu melhorar as relações diplomáticas com as demais potencias européias, e obteve o fim do controle sobre o desarmamento. Mas Hitler foi paciente e soube como ampliar seu partido, como falava muito bem para as multidões, Hitler promovia desfiles, concentrações de massas, carregadas de simbologia, usava uma propaganda de forte impacto que incentivavam o ingresso dos jovens (Juventude Hitherlista), criou também as milícias paramilitares chamadas SA – Divisão de Assalto, e as SS-Tropas de Proteção, essas promoviam o terrorismo e desestabilizar o regime e intimidar os partidos de esquerda. Os nazistas eram extremamente racista, e buscavam e raça ariana, uma mistura indo-europeu, e perseguiam os judeus – mas você deve esta perguntando porque eles perseguiam os judeus- e que Hitler culpou os judeus pela derrota da Alemanha na 1GM, e ele ficou mais revoltado ainda porque ele também estava lutando pelo seu pais na 1GM, Hitler era austríaco, e depois de sua morte soube-se que ele tinha um pouco de sangue judeu. Mas eu não sei porque ele gostava tanto da Alemanha, dizem que a Áustria fazia parte da Alemanha, então deve ser por isso que a primeira coisa que Hitler faz quando chega ao poder e anexar a Áustria ao território alemão. Hitler queria também criar o terceiro Reich(império).

1929 – Com a crise mundial atingindo a Alemanha, o Nazismo estava em plena ascensão.

1932 – Hitler foi chamado por Hindenburg para ser chanceler, é quase um 1 ministro.

1932 – Os Nazistas conseguiram 44% dos votos na eleição devido ao apoio da população ao movimento nazista.

1933 – Os Nazistas(SS,SA) incendeiam o Reichstag (parlamento) e culpam os comunistas, isso faz desencadear uma grande perseguição dos sindicatos e membros dos partidos comunista e socialistas.

1933 – Inicio do Primeiro Plano Quadrienal, para conter o desemprego.

1934 – Morte de Hindenburg, e Hitler chega ao poder maior, à presidência da Alemanha, e se torna Führer, o supremo dirigente, que dissolve o parlamento, liquida o federalismo, e centraliza o poder.

1935 – E criada as Leis de Nuremberg, contra os judeus.

1936 – Segundo Plano Quadrienal, nesses planos, Hitler criou grandes obras publicas, fixou os salários, instituiu a Frente de Trabalho alemão, que reunia todas as categorias, e cuidava do lazer e educação. Tudo isso para fortalecer o Terceiro Reich. A Alemanha começa a busca do “espaço vital”, isso se deu como; a França e Inglaterra estava preocupada com a URSS, e esqueceram de Hitler, que retomava seu exercito fortemente armado, e reconquistando os territórios perdidos durante a 1GM.

Esse texto foi escrito por Leonardo César Fraga de Sousa.
Gostaria de agradecer aos professores Edriano e Geraldo, ambos estudantes da UFMG.

Veja também: Adolf Hitler