Português

Figuras de linguagem

As figuras de linguagem são recursos muito importantes para a comunicação na língua portuguesa, e costumam ser bastante cobradas em vestibulares, concursos e outras provas, com destaque para o Enem. Por isso, é fundamental que os estudantes conheçam e dominem as figuras de linguagem.

Para quem ainda não sabe, as figuras de linguagem são recursos que tornam as mensagens mais expressivas, ou seja, elas incluem som, figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção para expressar algo com mais vida e clareza.

Conheça as principais figuras de linguagem:

Figura de Palavra – Consiste na substituição de uma palavra por outra, com sentido figurado e simbólico. Dois tipos de figuras de palavras importantes são a metáfora e a metonímia.

Metáfora – Emprega uma palavra ou expressão para substituir outras. Tem caráter subjetivo e estabelece uma comparação implícita. Ex: “Seus olhos brilham como dois diamantes”.

Metonímia – Faz uma transposição de significado. Uma palavra é usada com outro significado. Tem uma relação lógica. Ex: “O efeito é a morte, a causa é o veneno”. Sócrates.

Figuras de som

Aliteração – Repetição ordenada de sons consonantais. Ex: “Belos beijos bailavam bebendo breves brumas boreais”. Luan Farigotini.

Assonância – Repetição ordenada de sons vocálicos idênticos.

Paronomásia – Aproximação de palavras com sons semelhantes e significados diferentes.

Figuras de construção

Elipse – Omissão de termo facilmente identificável.

Inversão – Mudança na ordem natural dos termos na frase.

Pleonasmo – Redundância. Ex: “Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal”. Fernando Pessoa.

Figuras de pensamento

Antítese – Aproximação de termos contrários.

Ironia – Sentido oposto ao usual, com humor e crítica.

Eufemismo – Substituição feita para suavizar uma afirmação.

Hipérbole – Ideias exageradas.

Prosopopeia ou personificação – Atribui características humanas a seres inanimados.

Sinestesia – Usa expressões que apontam sensações.

Essas são algumas das mais importantes figuras de linguagem e são também as que costumam ser mais cobradas em vestibulares. Estude bastante e boa sorte!