Os seres autótrofos se caracterizam por sua capacidade de produzir o seu próprio alimento. Eles não dependem de nenhum outro ser vivo para se nutrir e sobreviver.
Os seres autótrofos realizam uma espécie de reação quÃmica, que transforma água, sais minerais e gás carbônico em glicose. É essa glicose que garante a energia para esses seres.
Os exemplos mais comuns de seres autótrofos são as algas, as plantas e algumas bactérias. Todos esses seres fazem fotossÃntese, captando a energia luminosa do Sol.
Também existem seres autótrofos que fazem quimiossÃntese, como as bactérias que captam energia por meio de reações quÃmicas inorgânicas, sem a necessidade de luz.
Os seres autótrofos liberam oxigênio (O2) para o ambiente. Eles sintetizam recursos naturais e minerais e ajudam a manter o equilÃbrio ecológico do meio ambiente.
As algas e as plantas são os seres autótrofos mais importantes para o homem e para a natureza. Os autótrofos estão na base da cadeia alimentar e são responsáveis pela manutenção do oxigênio na atmosfera.
O oxigênio gasoso é a principal fonte de energia desses seres. Existem seres autótrofos fototróficos e seres autótrofos quimiotróficos.

- Algas Pluricelulares
- Doenças Causadas por Bactérias
- Antibacteriano, Antimicrobiano ou Bactericida - Qual é o termo correto?
- O devorador de bactérias centenário que poderá aposentar os antibióticos no futuro
- Engenharia Bacteriana
- Importância Econômica das Algas
- Vermes e Bactérias
- Bactérias
- Virus, bactérias, protozoários e fungos
- Onde os laboratórios obtêm os vÃrus e bactérias para a criação de vacinas?
Por