O Direito Administrativo é uma área do direito, mais especificamente do Direito Público, que estudar a administração pública. O objeto dessa área é as atividades públicas, entidades públicas, agentes públicos e órgãos públicos.
Tem como meta, sistematizar os fins do interesse público, ou seja, do estado, tudo com base no princípio da legalidade. A característica do direito administrativo é a desigualdade jurídica existente entre todas as partes que estão envolvidas. Isso acontece, porque, de um lado, a administração pública defende o particular e, por outro lado, a administração pública defende os interesses coletivos. Sendo que, quando houver conflito, deve permanecer o interesse da coletividade.
Formação
Para poder trabalhar na área do Direito Administrativo é preciso fazer graduação em Direito e depois um curso de especialização na área, que tem a duração em torno de 2 anos e 6 meses, porém, pode variar de lugar para lugar.
A grade do curso de Direito Administrativo envolve as seguintes matérias:
- Temas fundamentais que envolve o Direito Administrativo Moderno Questões atuais dos princípios administrativosOs meios de atuação da administração pública modernaProcesso administrativoEstrutura da administração públicaIntervenções do EstadoContratos e parcerias administrativasDireito da InfraestruturaControle da Administração PúblicaMetodologia da Pesquisa JurídicaDidática do Ensino SuperiorBens e serviços públicosLicitações
Áreas de atuação do Direito Administrativo

A pessoa que deseja atuar com o Direito Administrativo pode trabalhar como advogado nessa área ou fazer concursos públicos, para atuar como por exemplo, na magistratura, promotoria, procuradoria, defensoria pública, delegados e servidores públicos.
Enfim, são vários os cargos que um profissional do Direito Administrativo pode optar por ter. a carreira é de bom crescimento e o mercado sempre está bem aquecido. O salário vai variar bastante de cargo para cargo e vai mudar de acordo com os anos seguidos de profissão.
A profissão de quem trabalha com o Direito administrativo
Aquele que trabalha com o Direito Administrativo tem como função, no seu dia a dia profissional, aplicar as leis vigentes que dizem respeito ao Direito Administrativo e que regem os órgãos públicos que tem relação principalmente com a sociedade.
Para ter uma profissão e atuar utilizando Direito Administrativo é preciso saber que ele é regido pelos princípios da legalidade, que é a obediência ao Direito e a lei, da impessoalidade que é sempre pensar visando o interesse público acima do privado, da moralidade, que é sempre agir de acordo com todos os padrões da ética, da publicidade, que é fazer a publicação de todos os atos para que possam fazer a contestação e ter conhecimento e, por último da eficiência, que é atender todos os requisitos de qualidade, produtividade e perfeição técnica.
A estrutura administrativa é ainda dividida entre os entes da administração direta e os entes da administração indireta. A administração direta é formada pelas as pessoas jurídicas como a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. A administração indireta é formadas pelas autarquias, pelas fundações, pelas sociedades da economia, pelas empresas públicas e pelas associações públicas.

- Governo FHC: estabilidade econômica no Brasil
- Justiça no Brasil
- Governo Costa e Silva
- Governo Castelo Branco
- Direitos civis, sociais, políticos
- Como entrar na faculdade usando os programas do governo?
- Quais os Melhores Programas Sociais do Governo Brasileiro?
- Governo Médici
- Instituição do Direito e Voto da Mulher (3 de Novembro)
- Governo de Jânio Quadros
Por