História

A Redemocratização – (1945 – 1964)

A Redemocratização no Brasil aconteceu no período que compreendeu os anos de 1945 a 1964. O período marcou grandes mudanças no Brasil.

Nessa fase, o país foi governado por Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, João Café Filho, JK e João Goulart. A redemocratização do Brasil aconteceu em dois processos de transição política que colocaram fim a regimes ditatoriais.

A primeira redemocratização aconteceu em 1945, e marcou o fim do Estado Novo de Getúlio Vargas. Essa mudança ocorreu depois de 8 anos de um governo ditador de Vargas (1937-45). Nesse período houve um golpe militar comandado por Getúlio para controlar o poder no país.

O segundo processo de redemocratização aconteceu em 1985, quando o Regime Militar chegou ao fim depois de 21 anos de ditadura (1964-1985).

Artigos relacionados

Vamos conhecer alguns fatos das duas redemocratizações do Brasil:

Estado Novo
O Estado Novo foi o período que marcou o governo de Getúlio Vargas, depois do golpe militar. Vargas manteve o controle da nação com a ditadura do Estado Novo, que tinha influência fascista e autoritária.

Nesse período, Vargas impediu a realização de eleições diretas e controlou os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O Estado Novo só terminou depois de 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial.

A redemocratização aconteceu graças à elite, que tirou Vargas do poder. Com o fim do Estado Novo, o Brasil viveu seu primeiro processo de transição democrática.

Ditadura Militar
A Ditadura Militar durou duas décadas. O período foi marcado por censura, violencia e repressão. A ditadura só começou a perder força quando a sociedade passou a reivindicar as liberdades individuais.

A volta da democracia aconteceu depois dos anos de chumbo do governo Médici, do governo de Ernesto Geisel e do governo de João Baptista Figueiredo. Em 1985, o Brasil viveu o processo de Redemocratização.

A eleição presidencial de Tancredo Neves, em 1984, marcou o fim da Ditadura Militar. Nesse momento, o vice-presidente, José Sarney, também ocupou o governo e lançou uma nova Constituição para o país.

Em 1989, a sociedade votou pela primeira e elegeu o presidente Fernando Collor de Mello.