Biografias

Carl Menger

Carl Menger foi um economista austríaco, nascido em Neu-Sandez, em 23 de fevereiro de 1840. Ele é considerado o fundador da escola austríaca de economia e foi o responsável por desenvolver importantes teorias neste campo, como a teoria subjetiva do valor.

Menger acreditava que as pessoas faziam trocas com base em diferentes avaliações subjetivas de uma mercadoria. Com isso, ele afirmava que todas as atividades econômicas são pautadas pelas condutas e escolhas de cada indivíduo. Menger também definia que um bem de valor era aquele capaz de satisfazer uma necessidade ou demanda.

Leia também:
Saiba o que é a Economia Austríaca

Quem foi Ludwig von Mises?

Vida e obra de Carl Menger

Foto do Carl Menger

As teorias econômicas introduzidas por Carl Menger influenciaram a visão de outros estudiosos, como Böhm-Bawerk e von Wieser. Menger trabalhou como professor de economia política na Universidade de Viena, entre os anos de 1873 e 1903.

Entre suas obras mais relevantes se destaca a teoria da utilidade marginal (Die Grundsatze der Volkswirtschaftslehre), de 1871. Ele também deixou importantes obras sobre ciências humanas e teoria monetária. Menger ficou conhecido como um renomado economista, com diversos discípulos.

Carl Menger foi filho de um advogado e sua mãe fazia parte de uma rica família de comerciantes. Ele passou sua infância na região da Galicia, ainda durante o período feudal. Na juventude, ele estudou na Universidade de Viena e na Universidade de Praga, dedicando-se principalmente às leis e à ciência da economia.

Ele também concluiu o doutorado em Direito na Universidade de Cracóvia, no ano de 1867, o que resultou no livro Princípios de Economia.

Entre os anos de 1876 e 1878 anos, Carl Menger foi mentor do herdeiro do trono austríaco, o príncipe Rudolf, e viajou por diversas localidades da Alemanha, França, Suíça e Inglaterra. Em 1879, ele passou a ocupar o cargo de chefe do Departamento de Economia Política em Viena.

As contribuições de Carl Menger foram além das teorias. Ele participou ativamente de pesquisas econômicas e reformas públicas. Além disso, foi eleito para a Câmara Superior do Parlamento do Império.

O economista faleceu no dia 23 de fevereiro, no ano de 1921, aos 81 anos de idade, na cidade de Viena. Alguns de seus trabalhos foram publicados de forma póstuma, como alguns manuscritos que foram lançados por seu filho, o matemático Carl Menger Jr.

As principais obras de Carl Menger foram: os Princípios de Economia Política e On the Origins of Money (disponível apenas em inglês). Um importante legado do economista foi sua explicação sobre o desenvolvimento do dinheiro, que é aceita por estudiosos até os dias de hoje.