Água: Um bem tão precioso!

Pense em algo insubstituível e indispensável para a sua vida. A água é exatamente isso! Sem esse recurso tão importante, a vida na Terra não seria possível.

A água é, definitivamente, o bem mais precioso do planeta e dos seres humanos. Ela é nossa fonte de vida e, por isso, deve ser preservada com rigor.

A seca que atinge o Estado de São Paulo, o mais rico e importante do Brasil, demonstra bem o papel da água na sociedade. A escassez do recurso natural colocou os paulistas em alerta máximo, forçando a população a se unir contra o desperdício.

A água é fundamental para a vida no planeta. A evolução e a sobrevivência dos seres vivos estão, e sempre estiveram, relacionadas à água.

Artigos relacionados

Por conta dessa relevância do recurso, a Organização das Nações Unidas escolheu o ano de 2013 como o ano “Internacional de Cooperação pela Água”. Outra data do calendário que é usada para conscientizar a população sobre a necessidade de preservar as fontes de água potável é o dia 22 de março, conhecido como Dia Mundial da Água.

Projeções para o Futuro

A Terra pode passar por severa escassez de água até o ano de 2050, caso não sejam adotadas medidas emergenciais de cuidados com as fontes de água. Acredita-se que a água seja finita, o que traz grandes preocupações para o homem moderno.

É preciso que a sociedade faça uma verdadeira reflexão sobre o tema, pois a disponibilidade de água é vital. Sem água não podemos ter saúde, energia, qualidade de vida e a manutenção dos processos biológicos básicos do nosso organismo, já que 60% do corpo humano é formado por água.

O recurso é fundamental para várias atividades humanas, como o abastecimento doméstico e industrial, a pesca, a navegação, a irrigação, entre outras. É necessário abandonar a cultura do desperdício de água, buscando alternativas para acabar com a poluição de fontes do recurso natural.

Estima-se que hoje a Terra tenha 1,4 milhões de quilômetros cúbicos de água, mas somente 2,5% desse total é doce e própria para o consumo humano. Os rios, lagos e reservatórios de água potável devem ser protegidos e preservados.

Atualmente, os países africanos e asiáticos são os que correm maior risco de grave escassez de água. A falta do recurso deve afetar mais de 5 bilhões de pessoas já em 2025.