Tricomoníase

Por

A tricomoníase é uma infecção vaginal provocada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Essa doença é transmitida pelo ato sexual sem preservativo e pode se manifestar de forma assintomática ou com sintomas específicos nas mulheres.

A infecção é transmitida aos parceiros sexuais. O período de incubação da doença pode variar de 5 a 28 dias. Os principais sintomas da infecção são corrimento vaginal com mau cheiro, coceira vaginal e dor ao urinar e manter relações sexuais.

Ao notar qualquer sintoma, as mulheres devem procurar um ginecologista. A tricomoníase é diagnosticada com um exame pélvico que mostra manchas vermelhas na parede vaginal ou colo do útero.

Esta doença sexualmente transmissível pode ser diagnosticada em homens, mas esta ocorrência é mais rara. O tratamento da tricomoníase é feito com a administração de altas doses de metronidazol ou tinidazol. O medicamento é ministrado por via oral.

Durante o tratamento, as pessoas devem evitar as relações sexuais. A única forma de prevenção da doença é evitar o sexo desprotegido.

Leia também! Assuntos relevantes