Síndrome de Münchausen - Transtorno Factício

Síndrome de Münchausen - Transtorno Factício

Por

Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Münchausen? Também conhecida como Transtorno Factício, essa é uma doença psiquiátrica, na qual as pessoas simulam estar enfermas ou apresentar algum tipo de trauma apenas para receberem atenção dos familiares e amigos. A síndrome é literalmente focada na necessidade de ser o centro das atenções.

O distúrbio foi descoberto pelo médico Richard Asher, em 1951. O nome “Síndrome de Munchausen” é uma referência aos anos de 1720 a 1797, período em que viveu o Barão de Munchausen, famoso por ter apresentado diversos problemas de saúde fictícios.

Sendo assim, podemos dizer que a Síndrome de Münchausen se manifesta quando uma pessoa começa a fingir uma doença apenas para se tornar mais importante e chamar atenção. Vale destacar que na Síndrome de Munchausen os indivíduos sabem que não estão doentes, mas eles desejam estar doentes.

Por isso, eles podem até provocar voluntariamente sinais, ferimentos e sintomas que comprovem o problema de saúde. São comuns os casos em que as pessoas com essa síndrome simulam convulsões e crises, por exemplo.

Ao assumir o papel de doente, a pessoa espera receber mais carinho. Essa doença psiquiátrica precisa ser reconhecida e tratada com urgência para evitar que o paciente comece a se expor a perigos reais, como a ingestão desnecessária de medicamentos e procedimentos médicos.

Leia também! Assuntos relevantes