Síndrome da Abstinência Alcoólica

Síndrome da Abstinência Alcoólica

Por

O alcoolismo é uma doença grave, que deve ser corretamente tratada para não prejudicar de maneira irreversível àqueles que sofrem desse problema. Muitas pessoas dependentes de álcool precisam de internação e nesse período acontece a Síndrome de Abstinência Alcoólica, uma resposta do corpo humano à ausência da bebida.

Os sintomas mais frequentes durante a síndrome são tremores, insônia, ansiedade e transtornos físicos e mentais. Esses problemas acontecem quando o álcool é retirado subitamente da rotina da pessoa.

Um dos sintomas mais perigosos dessa síndrome é chamado Delirium Tremens, reação em que o cérebro não reajusta sua química sem o álcool, criando uma confusão temporária e alterações cardíacas e da pressão sanguínea.

Um dependente de bebidas alcoólicas também pode apresentar ataques epiléticos num período que dura até 48 horas após a última dose de bebida.

Não existem exames clínicos para diagnosticar a Síndrome de Abstinência Alcoólica, mas médicos e psiquiatras podem facilmente identificar os sintomas e encaminhar o paciente para o tratamento adequado.

Leia também! Assuntos relevantes