Revolução Espanhola ou Guerra Civil Espanhola

Revolução Espanhola ou Guerra Civil Espanhola

A Revolução Espanhola, ou, Guerra Civil Espanhola, foi uma sangrenta batalha em que o povo espanhol, empunhou armas contra o fascismo ascendente na Europa.

Em fevereiro de 1936, uma coligação entre os socialistas, republicanos e outros partidos de esquerda venceram as eleições. Latifundiários, industriais e oficiais do exército, temendo o crescimento da força dos trabalhadores apoiaram uma revolta militar liderada pelo fascista General Franco contra o governo democrático eleito, à 8 de julho. Os sindicatos e partidos de esquerda temendo o crescimento do fascismo, e lutando por seus direito, resolvem pegar em armas para combater o fascismo.

Esta sangrenta guerra que deu várias reviravoltas, foi, podemos dizer, a avançada nazi-fascista que se deu pelo mundo, fazendo fortalecer o fascismo e o próprio nazismo, que depois veio a causar a segunda guerra mundial.

Desde a traição do partido comunista espanhol, lacaios de Stalin, até a omissão dos outros países vendo o avanço fascista, provocou a derrota da revolução. Esta luta que muita coisa aconteceu, e aqui procuraremos dar informações sobre esta histórica luta do povo em armas contra a opressão.


Fonte:
Imagem - http://botaacima.blogs.sapo.pt/arquivo/Espanha7.JPG
http://www.sitinn.hpg.ig.com.br/revolucao_espanhola.htm

Leia também! Assuntos relevantes