Resumo sobre NAFTA

Resumo sobre NAFTA

Por

O Nafta (North America Free Trade Agreement) é um acordo que foi estabelecido em 1993 entre os países da América do Norte para implantar o livre comércio na região. Também chamado de Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, o NAFTA envolve Estados Unidos, México e Canadá.

Com o livre comércio, as três nações se unem numa espécie de bloco econômico com grande importância mundial. O Nafta é composto por países que apresentam economias diferentes. Enquanto Estados Unidos e Canadá são países extremamente ricos e desenvolvidos, o México ainda se encontra em estado de desenvolvimento.

Como economia emergente, o México foi convidado a fazer parte do bloco econômico por apresentar uma população que é consumidora de produtos norte-americanos e canadenses. Sendo assim, a participação do país é puramente por conta de seu mercado consumidor e também porque o México tem uma grande jazida de petróleo.

A união de Estados Unidos, México e Canadá num bloco econômico único também tem o objetivo de superar a União Europeia em termos de riquezas e relevância no cenário internacional.

Os Estados Unidos têm o desejo de expandir o bloco e, em 1994, chegou a convidar o Chile para entrar para o NAFTA. Atualmente, a área de livre comércio é responsável por um grande fluxo de mercadorias. O acordo foi importante para que o México se tornasse uma economia emergente.

Leia também! Assuntos relevantes