Quem foi Ludwig von Mises?

Ludwig Heinrich Edler von Mises, popularmente conhecido como Ludwig von Mises foi um economista teórico judeu de nacionalidade austríaca e membro da Escola Austríaca de pensamento econômico.

Nascido em Lemberg (Império Austro-Húngaro) em 29 de setembro de 1881 seu conhecimento se dá especialmente pelo seu trabalho na área da praxeologia, o estudo dedutivo das ações e escolhas humanas.


Carreira

Mises foi um grande defensor da liberdade econômica como base da liberdade individual. Inclusive, em seu livro “Ação Humana”, o economista expõe posições epistemológicas e metodológicas que distinguem a Escola Austríaca, que são o entendimento subjetivo de valor, individualismo metodológico e praxeologia.

Ludwing von Mises também dedicou sua carreira à crítica do socialismo, vendo o sistema inviável por não contar com mecanismos de fixação de valor pelo mercado.

Ludwig von Mises Foto

Apesar do trabalho do economista não ter sido valorizado até o período do século XX, hoje ela vem ganhando popularidade, mesmo que muitos pensadores relacionados ao liberalismo clássico o considerem como um "um filho do Iluminismo nascido por engano no século XX".

No ano de 1940, ele imigrou para a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, sob a promoção da Fundação Rockefeller e, assim como outros intelectuais representantes do liberalismo clássico, foi apoiado pelo Fundo William Volker para conquistar um posicionamento nas universidades do país, até tornar-se professor visitante da New York University, durante os períodos de 1945 a 1969, ano de sua aposentadoria.

Ludwig von Mises Joia

As ideias econômicas de von Mises

Entre os alunos europeus de Ludwig von Mises estão inclusos Wilhelm Röpke, Alfred Müller-Armack, Jacques Rueff e o presidente italiano Luigi Einaudi e Leonid Hurwicz.

O economista escreveu e lecionou, sempre propagando o liberalismo clássico, sendo também um dos líderes da Escola Austríaca de economia. Também na obra Ação Humana, Mises descreve o conceito da economia, o qual intitulou de praxeologia, a ciência da ação humana.

Boa parte da sua carreira tratam principalmente os seguintes temas econômicos: Economia Monetária e Inflação.

Ele defendia que a população demanda dinheiro por conta do seu uso como meio de obtenção de outros bens, não por alguma quantia essencial dessa, e que qualquer ampliação de oferta de crédito gera ciclos econômicos. Além disso, Mises era um defensor convicto do sistema free banking.
Von Mises também ficou bastante conhecido por suas citações polêmicas. Algumas delas são:

"(...) muitos liberais acreditavam ser necessário relatar, como regra geral e até mesmo, algumas vezes, de modo exagerado, casos excepcionais em que servos e escravos haviam sido cruelmente tratados. Porém, de nenhum modo, tais excessos constituíam a regra. Havia, é claro, casos isolados de abusos e o fato de haver tais casos constituía uma razão a mais para a abolição do sistema. Entretanto, via de regra, o tratamento dos escravos por seus senhores era humano e suave".


Economistas influenciados por Ludwig von Mises

Ao longo dos anos, vários economistas e estudiosos tiveram uma grande influência pelas ideias de Ludwig von Mises. Dentre as personalidades mais notáveis, podemos citar Murray Rothbard, Ralph Raico, Leonard Liggio, Henry Hazlitt, Israel Kirzner, Friedrich Hayek, George Reisman e Hans Sennholz.

Leia também! Assuntos relevantes