Planeta Sustentável

Planeta Sustentável

Por

O conceito de planeta sustentável tem a ver com o uso consciente dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente. O termo vem de sustentabilidade, que quer dizer renovar constantemente os recursos disponíveis para que não faltem no futuro.

Sustentável é tudo o que não acaba, como um ciclo de uso e renovação do planeta. Para isso, é preciso que se crie uma consciência global de preservação ambiental, evitando agredir a natureza, poluir e explorar os recursos naturais.

Sustentabilidade é um conceito que ganhou o mundo nos últimos anos. Os movimentos pela sustentabilidade tentam mostrar ao homem que ele pode viver bem extraindo da natureza somente o que ele precisa para sobreviver.

Com o consumo excessivo e a expansão industrial, o planeta começou a ficar “doente”. A degradação dos recursos naturais finitos pode trazer um futuro desastroso para a humanidade, por isso a necessidade de um planeta sustentável, que garanta vida digna às próximas gerações.

Ter um planeta sustentável exige o uso racional dos recursos naturais e a preservação das florestas, rios e ecossistemas. Garantir um planeta mais sustentável é obrigação de toda a sociedade e dos governos.

Para isso, precisamos usar as fontes de energia mais econômicas e menos poluentes, preservar as fontes de água e reutilizar a água da chuva, tratar os resíduos e esgotos, reciclar e buscar uma economia verde.

Leia também! Assuntos relevantes