Biografias

Pitágoras

Pitágoras: curiosidades do matemático grego com fobia de feijão

Se existe um matemático que possivelmente conhece grande parte do mundo é o grego Pitágoras (569 aC – 475 aC). Aquele considerado o primeiro matemático foi o criador do famoso teorema de Pitágoras para medir triângulos e retângulos. Além disso, ele teve um importante trabalho filosófico, fundando o pitagorismo que influenciaria outros pensadores como Platão e Aristóteles.

No entanto, a vida de Pitágoras, um astro do rock da matemática, é cheia de curiosidades que o tornam uma figura ainda mais interessante.

Pintura do Pitágoras

Curiosidades sobre Pitágoras

Ele foi um dos primeiros vegetarianos. Pitágoras defendeu o respeito pelos animais e algumas de suas frases provam isso:

• “Enquanto os homens continuarem abatendo seus irmãos os animais, a guerra e o sofrimento reinará na terra e eles se matarão, porque aquele que semeia dor e morte não poderá colher alegria, paz ou amor”.
  • “Nunca molhe seu pão no sangue de animais ou nas lágrimas de seus semelhantes”.
  • Segundo Pitágoras, se um feijão fosse enterrado, depois de 40 dias ele adotaria uma forma humana se alguma pessoa comesse esse alimento, estaria na verdade consumindo uma vida. Além disso, ele também acreditava na transmigração das almas. Ou seja, todo animal, ou mesmo o próprio feijão, teve um dia a alma de um homem.
  • Outra teria diz que o feijão foi um dos culpados pela morte de Pitágoras. Depois de ser expulso de sua casa por inimigos “antipitagóricos”, o matemático se deparou com um campo de feijão, onde supostamente preferiu a morte do que entrar no local. Encurralado, os inimigos cortaram a sua garganta. Entretanto, os registros históricos não comprovam a veracidade do fato e o motivo para os ataques.
  • A escola pitagórica que ele fundou tinha 300 membros e eles mantinham um grande sigilo. Eles consideraram os números como sagrados e até passaram a idolatrá-los.

Sua vida – Biografia

Embora a existência histórica de Pitágoras seja por muitos posta em dúvida, parece haver um exagero em tal posição. Em razão disso, é aconselhável remontar às fontes mais antigas para obter notícias menos discutíveis acerca de Pitágoras. É de crer não haja Pitágoras deixado qualquer obra escrita, admitindo-se que os primeiros trabalhos de exposição das doutrinas da escola se deveram a Filolau, que foi contemporâneo de Platão.

Afirma-se comumente, haver Pitágoras nascido na ilha de Samos, Ásia Menor, por volta do primeiro quarto do séc. VI a C., tendo falecido no fim deste século. Aristocrata, filho de opulento comerciante, teria deixado a região natal por aversão à tirania de Polícrates, visitando santuários gregos e estendendo a viagem de estudos ao Egito, pois já se interessava por ciência e filosofia.

Não se sabe se Pitágoras morreu durante o desencadear-se de uma das perseguições a que foi vítima – morte talvez haja ocorrido em 504 a C., quando a primeira perseguição ocorreu – provavelmente, porém, no ano 500 a C. já não vivia.

Pitagorismo

Se a figura de Pitágoras só pode ser pintada com linhas fluidas, não menos claro é o perfil do pitagorismo, movimento religioso e científico. Sua metafísica ensina a metempsicose e a purificação da alma através do conhecimento; uma doutrina esotérica que fala da realidade por trás do mundo visível, que é de essência matemática.

Admite-se que as doutrinas éticas dos pitagóricos não fugiram ao esquema geral da cultura grega do tempo, reconhecendo-se entretanto, que buscaram acentuar a consciência do dever e auto reflexão e mostraram tendência nítida de espiritualizar a vida.

A matemática como argumento dedutivo-demontrativo começa com Pitágoras e, nele, está ligada a uma força peculiar de misticismo. Afirmou que todas as coisas são constituídas de números, imaginando a estes como pontos dispostos em forma de figuras tais como aparecem nos dados e nas cartas do baralho. Nesse caso, as coisas seriam harmoniosamente compostas de pequenas partículas ordenadas em figuras numéricas. Associou o número, à música e à mística.

A maior descoberta de Pitágoras ou de seus discípulos imediatos, diz respeito à relação existente nos triângulos retângulos, que consiste em provar que a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.

Como crença religiosa fundamental, Pitágoras ensinava a transmigração das almas e a abstenção de várias práticas, inclusive de se comer fava com carne, provavelmente esta última em decorrência de ensinar a possibilidade de a alma reencarnar em animais. O pitagorismo foi um movimento de reforma do orfismo.

Passando do campo da música para o da Astronomia, os pitagóricos sugeriam a idéia de que uma ordem domina o universo. Evidências dessa ordem estariam na sucessão de dias e noites, no alternar-se das estações, no movimento circular e perfeito das estrelas. Em razão disso, o mundo pode ser chamado de Kosmos, denominação que a ele teria sido aplicada pela primeira vez por Pitágoras e que é palavra intraduzível, no qual se diz estarem contidas ideias de ordem, correspondência e beleza. Teria sido também Pitágoras, o primeiro a falar em “harmonia das esferas” para aludir à perfeição do plano do mundo. Para eles, a Terra era esférica, uma estrela entre as estrelas, onde todas se moviam em torno de um fogo central . Diziam que suas distâncias do fogo central coincidem com intervalos musicais, de modo que no universo ressoa uma harmonia das esferas.

A influência deixada por Pitágoras foi uma das maiores que registra a história do pensamento antigo.

* Grande parte das informações sobre Pitágoras e seus discípulos é de segunda mão e de natureza lendária.