Países da América do Sul

A América do Sul faz parte do continente americano, um dos maiores do mundo em extensão territorial. A área que abrange a América, de norte a sul, tem aproximadamente 42 milhões de km². O continente perde em extensão apenas para a Ásia, que conta com 44,5 milhões de km².

Sobre a América do Sul

A América do Sul é uma região extremamente rica e diversificada, tanto no aspecto cultural quanto nas características de seus territórios e povos. As nações localizadas ao sul do continente americano apresentam grande beleza e muitos contrastes.

Geograficamente, a América do Sul possui 13 territórios, sendo 12 países e a área da Guiana Francesa, que pertence à França, apesar de ter sua própria capital, a cidade de Cayenne.

Os 12 países que formam a América do Sul fazem parte da ONU (Organização das Nações Unidas). Eles também são reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela Fifa.

Mais uma vez, a única exceção da região é a Guiana Francesa, que não é reconhecida como um país independente da América do Sul. Para fins esportivos, a Guiana Francesa é membro da Confederação de Futebol das Américas do Norte e Central e do Caribe (Concacaf).

No aspecto econômico, Brasil e Argentina são considerados os países mais importantes da América do Sul. Dentro do grupo de nações emergentes, estes dois países se destacam em termos de mercado, infraestrutura e geração de renda.

Conheça os 12 países da América do Sul

Conforme mencionado, a América do Sul é composta por 12 países. São eles:

Argentina - Buenos Aires

Bolívia - La Paz (governo) e Sucre (constitucional)

Brasil - Brasília

Chile - Santiago

Colômbia - Bogotá

Equador - Quito

Guiana - Georgetown

Paraguai - Assunção

Peru - Lima

Suriname - Paramaribo

Uruguai - Montevideo

Venezuela - Caracas

Existem ainda na América do Sul 4 territórios dependentes (autônomos) e dois territórios integrados. A divisão dos territórios e das áreas ultramarinas da América do Sul segue o geoesquema das Nações Unidas para a região das Américas.

Características da América do Sul

A América do Sul tem o Oceano Pacífico a oeste, e o Oceano Atlântico ao norte. A área total da América do Sul tem aproximadamente 17.840.000 quilômetros quadrados, o que corresponde a cerca de 3,5% de toda a superfície da Terra.

A região tem mais de 380 milhões de habitantes. Além disso, a América do Sul ocupa o quinto lugar do mundo em relação ao tamanho de sua população, ficando atrás de Ásia, África, Europa e América do Norte.

Leia também! Assuntos relevantes