A Mesopotâmia foi uma importante região localizada no oriente médio, e ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, ela não era um país e sim uma região. Seu nome vem do grego meso (no meio, entre) e potamia (rios), ou seja, terra entre rios. Os rios que deram nome a região foram os rios, Tigre e Eufrates que hoje estão localizados no Iraque.

Os primeiros registros da região datam da época do ano 5000 A.C. com a chegada dos sumérios na região, que acabaram construindo grandes cidades na região, como Ur, Uruk e Nipur, essas cidades tinham uma grande organização independente de outras cidades, por essa razão eram consideradas Cidades-estados.

Os Sumérios foram os principais responsáveis pelo início do desenvolvimento das principais técnicas que nos permite hoje morar em cidades e grandes centros, eles foram os primeiros a desenvolverem técnicas de construções que permitiram aos humanos controlar as forças da natureza e por isso viver mais tempo em um mesmo lugar.

Entre essas construções, podemos destacar as barragens e reservatórios de água que permitiram proteger e abastecer as pessoas da região, canais de irrigação que permitiram uma terra fértil por anos, além de claro, ser atribuído aos sumérios a primeira forma de escrita da humanidade, o cuneiforme.

O domínio dos Sumérios se encerrou com a chegada dos acádios na região por volta dos anos 2300 A.C. que dominou as cidades da região e fundaram o império Acádio, no entanto esse império não durou muito já que por volta de 2000 A.C os Babilônios se instalaram na região e transformaram a Mesopotâmia em uma grande rota comercial por onde passavam comerciantes do mundo todo, formando assim o Primeiro Império Babilônico, sendo o rei Hamurabi o mais conhecido deste império.

É atribuído ao Rei Hamurabi um grande conjunto de leis que regiam a região, sendo a mais famosa delas o lema “olho por olho, dente por dente”. Com a morte de Hamurabi, a região ficou enfraquecida e foi posteriormente conquistada pelos Assírios por volta de 1200 A.C.

Os Assírios eram uma sociedade extremamente militarizada, com guerreiros cruéis e temidos, isso fez com que eles conquistassem toda a Mesopotâmia, além do Egito, Palestina e uma grande parte da Pérsia, principalmente sob o domínio do Rei Assurbanipal.

Leia também: Onde viviam os persas?

As terras conquistadas pelos Assírios eram governadas com muita crueldade e com alta cobrança de taxas, o que acabou gerando uma revolta e enfraquecimento no reinado Assírio, dando a oportunidade aos Caldeus de conquistar a Mesopotâmia em 612 A.C e fundar o Segundo Império Babilônico.

Civilização babilônica

Apesar de um reinado breve, os Caldeus sob comando do Rei Nabucodonor, foi responsável por reconquistar a Palestina e também construir os jardins suspensos da babilônia que é considerado uma das maravilhas do mundo antigo.

O fim do povo Mesopotâmio veio em 539 A.C quando foram conquistados pelos Persas com tropas lideradas por Ciro II.


Leia também:

Civilizações da Mesopotâmia