Osmose

Por

É denominado osmose o processo do movimento das moléculas de um solvente por meio de uma membrana seletivamente permeável de uma área que conta com uma grande concentração de moléculas de solvente para uma área de baixa concentração. O principal solvente nos sistemas vivos é a água. Podemos dizer, em outras palavras, que a osmose é o movimento de água que existe através de uma membrana que é semipermeável,e é causado justamente pela diferença na pressão osmótica, sendo um importante processo na vida das células.

A membrana plasmática é mais permeável à água do que a maioria das outras moléculas menores, além de macromoléculas e íons. Isso acontece em decorrência da difusão simples da água que acontece por meio da membrana plasmática e da presença de canais protéicos nessa membrana.

Podemos classificar as soluções de formas diferentes quando relacionadas à concentração relativa: quando a solução apresenta concentração igual à outra solução - possuem a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, ainda que não sejam do mesmo tipo - apresentam a mesma pressão osmótica e, por isso, chamamos de solução isotônica. Quando separadas por uma membrana, poderá ser observado o fluxo de água nos dois sentidos proporcionalmente. Quando as soluções apresentam concentrações diferentes, chamamos aquela que apresenta maior concentração de solutos de hipertônica, enquanto as que apresentam menor concentração de soluto, chamamos de hipotônica. Quando é colocada uma membrana entre essas duas soluções que apresentam concentrações diferentes, há o deslocamento do solvente da solução hipertônica para a hipotônica até que elas se tornem isotônicas.

Esse processo de osmose pode causar algumas alterações com relação ao volume das células. Se colocarmos uma célula imersa em uma solução isotônica, ela não ganhará nem perderá água, mas quando é colocada em uma solução hipertônica, acaba encolhendo, perdendo água para o meio exterior. Em soluções hipotônicas o contrário acontece: as células aumentam de volume e podem, até mesmo, romper em decorrência do movimento da água para o interior da célula.


Aula do professor Gleison Freitas sobre Osmose:


A água apresenta grande facilidade para passar pela membrana plasmática e, por isso, as células acabaram desenvolvendo diversas formas de evitar o rompimento, ou ainda a diminuição do volume citoplasmático. Há a presença de uma parede celular rígida não expansível que envolve a membrana plasmática de plantas e bactérias, impedindo, dessa forma, que a célula aumente de volume e, portanto, previne o rompimento.

Leia também! Assuntos relevantes