Origem do termo célula

Origem do termo célula

Por

A citologia é a área da Biologia que estuda as células, estruturas básicas da vida. As células formam todos os seres vivos, e é considerada a menor unidade de um indivíduo.

Toda célula tem uma organização, função e estruturas próprias. Elas podem ser encontradas em animais, vegetais e micro-organismos. Existem seres unicelulares e multicelulares.

O termo “célula” surgiu em 1665, criado por Robert Hooke. O pesquisador observou espaços vazios de uma cortiça, e imaginou que estes espaços podiam corresponder à menor unidade existente de qualquer amostra viva.

Em 1831, o pesquisador Robert Bown descobriu o núcleo celular. Em 1839, Schwann e Schleiden criaram a Teoria Celular depois de observar a existência de células tanto em animais quanto em vegetais. Essa teoria mostra que todos os seres vivos são constituídos por células.

Em 1858, Virchow descobriu que toda célula é oriunda de outra preexistente. A citologia começou realmente a avançar a partir da invenção do microscópio, em 1590, pelos holandeses Francis e Zacarias Janssen.

Hoje é possível vizualizar as células e suas estruturas graças ao advento da microscopia eletrônica. Toda célula é formada por sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos, ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). As células têm Membrana, Citoplasma e Núcleo.

Leia também! Assuntos relevantes