O que é política econômica?

O que é política econômica?

Por

Política econômica é um conjunto de ações e medidas governamentais que conduz os rumos da economia de um país. Essa política precisa ser bem estruturada para que o país possa ter saúde financeira, sem dívidas, com inflação controlada e recursos para a realização de investimentos estratégicos.

As ações governamentais da política econômica são definidas por uma equipe e baseadas na situação econômica do país. Os agentes responsáveis pela política econômica são o presidente, o ministro da economia, o parlamento e os bancos centrais. Agentes internacionais como o FMI e o Banco Mundial também são importantes nesse contexto.

Por causa da globalização, os países têm adotado uma postura de medidas e políticas econômicas com foco em acordos bilaterais. De uma forma geral, a política econômica de uma nação é determinada pelos interesses do governo para estimular mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

A política econômica de um país depende diretamente da diversificação da economia, do regime social e político e da atuação dos grupos políticos, como partidos, sindicatos, empresários e movimentos sociais. No Brasil, a política econômica tem tentado incentivar o comércio internacional e as exportações, além de estimular a população a consumir mais por meio de benefícios e isenções de impostos.

Leia também! Assuntos relevantes