O que é o universo


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


O que é o universo

21/07/2008

Nós seres humanos, assim como os demais seres vivos - animais - vegetais, estamos todos na mesma "nave espacial". Ou seja; Vivemos todos no mesmo espaço: O Planeta Terra.


Você sabe o que é um planeta?
Planeta é um astro que vive no universo.



E universo?
Universo é tudo aquilo que existe, é o conjunto formado pelos planetas, cometas, estrelas, galáxias e etc...

Esses corpos celestes que existem no universo são chamados de astros.

A Terra, que é um planeta, um dos inúmeros astros do universo.

Você sabe qual o diferença entre planeta e os outros astros, como as estrelas e os cometas?
Planeta é um astro iluminado, e não possui luz própria e gira ao redor de uma estrela. A Terra é um planeta porque gira ao redor de uma estrela (O SOL) e dessa estrela possui luz e calor. A luz e o calor que recebemos na Terra, durante o dia, provêm dos raios solares.



As Estrelas do Universo
Estrela é um astro luminoso (possui luz própria), formado principalmente por materiais gasosos (hidrogênio e hélio), com temperaturas elevadíssimas.

No interior da estrela ocorrem constantemente explosões, que libertam energia e provocam um fortíssimo calor. A temperatura no interior do sol, por exemplo gira em torno de aproximadamente 20 milhões de graus centígrados. Essa energia que as estrelas libertam toma a forma de raios luminosos, que fornecem luz e calor.

Existe no universo um número incalculável de estrelas, de diferentes tamanhos e temperaturas. O Sol é considerado uma estrela de tamanho pequeno, embora existam outras estrelas bem menores que ele. Sírius por exemplo é considerada uma estrela anã, pois é mais ou menos do tamanho da Terra, ou seja, possui um diâmetro 109 vezes menor que o Sol. Já uma estrela como Antares é bem maior: seu diâmetro é aproximadamente quatrocentas vezes maior que o Sol.



As Galáxias do Universo
As galáxias que antigamente eram pouco conhecidas e chamadas de nebulosas, são partes ou regiões do universo onde se agrupam bilhões de estrelas e outros astros (planetas, asteróides, satélites e etc...).

A galáxia onde nós estamos chama-se Via-Láctea. Dela fazem parte o Sol e Terra. Existem na Via Láctea cerca de 150 milhões de estrelas - incluindo o sol - e um numero gigantesco de outros planetas e astros em geral de menor tamanho. Mas os astros que predominam nas galáxias e também no universo, são as estrelas, que possuem em conjunto a maior parte da matéria (massa) existentes nas galáxias e no universo. Calcula-se que haja milhares de galáxias. A mais próxima da Via Láctea é da Andrômeda.

As estrelas de uma galáxia giram permanentemente ao redor dessa galáxia. O Sol por exemplo, desloca-se nesse giro numa velocidade de aproximadamente 220 km por segundo, completando uma volta em torno do seu centro galáctico a cada 240 milhões de anos. O formato de uma galáxia geralmente é de uma espiral, como você pode observar nesta foto.



A Origem do Universo
Como e quando surgiu o universo?


Qual o seu tamanho?
Ele é infinito ou não?

Estas são questões freqüentemente retomadas pelos cientistas, que a cada dia acumulam mais conhecimentos sobre o assunto.

O conhecimento humano é assim mesmo: nunca temos verdades absolutas sobre as coisas, mas apenas verdades relativas, ou seja, provisórias, que a qualquer momento podem ser revista e aperfeiçoadas.

Como resposta da questão universo, a teoria mais aceita hoje em dia é a Big-Bang.



A Teoria do Big-Bang
O Big-Bang (big=grande; bang=explosão, estrondo) teria sido o explosão de um "átomo primordial" ou "ovo cósmico", ocorrida a aproximadamente 18 bilhões de anos atrás. Ao se despedaçar esse átomo teria dado origem ao universo. Essa teoria baseia-se na hipótese de que há um afastamento gradativo das estrelas, que parecem estar se distanciando de um centro, e dirigindo-se cada vez para mais longe dele.

Inúmeros estudos comprovaram que há um deslocamento constante das estrelas no sentido de se afastarem umas das outras.

A estrela Sírius, por exemplo afasta-se do Sol a uma distância de 50 km por segundo. O mesmo acontece com uma infinidade de outras estrelas.

Parece então haver uma expansão de universo um movimento de afastamento das estrelas e das galáxias entre si.

Se a teoria de Big-Bang estiver correta, então o universo não é infinito, como se pensou durante muito tempo. Nesse caso se acredita que o universo possui áreas que vão se expandindo, longe do local onde teria acontecido a "grande explosão", e que vão sendo ocupadas pelas suas estrelas em contante expansão.





Saiba mais

Buscas relacionadas a O que é o universo em Fatos Gerais.

[ Pesquisa escolar lida 181754 Vezes - Categoria: Fatos Gerais ]


Leia também! Assuntos relevantes.

Estrelas
Vamos dividir antes de mais nada esse texto também em tópicos para ser mais fácil a pesquisa direta de um determinado assunto. 1. O que é uma estre...
Lido: 19629 Vezes

A Grande Explosão (Big Bang)
Duas descobertas astrofísicas importantes, feitas no decênio de 1960, foram as. Primeiras de outras que convenceram a maioria dos cientistas sobre a V...
Lido: 48688 Vezes

Relações de Trabalho no Espaço Rural
Chamamos de espaço rural o espaço que não é urbano, ou seja, que não está inserido na cidade propriamente dita e que, portanto, apresenta formas e re...
Lido: 4384 Vezes

Espaços do Brincar Infantil
Por Cledir Rocha Pereira. Os avanços tecnológicos trouxeram muitos brinquedos eletrônicos, portáteis e atraentes que fazem com que algumas crianças l...
Lido: 5694 Vezes

CERN recria Big Bang, o momento primordial do Universo
Data Histórica (10-09-2008) O maior acelerador de partículas do Mundo já foi colocado em funcionamento com sucesso Correu bem a primeira tentati...
Lido: 6728 Vezes

Estrelas de Nêutrons
ESTRELAS DE NÊUTRONS: RELÓGIOS DO UNIVERSO Assim como todos nós, estrelas também nascem, crescem e morrem. Algumas no final de sua vida até se reprod...
Lido: 6187 Vezes

A população e o espaço urbano
Introdução Na zona rural a paisagem é mais ou menos marcada pelos elementos do meio natural: a influência do solo, do clima, da declividade do relevo...
Lido: 43488 Vezes

Estão lendo agora:

Inovações Pedagógicas
POR MARILZA NEVES DA COSTA O presente trabalho tem por obje...
Lido às 25:19:54 - 18/04/2014
Nome dos Ácidos
Você deve ter observado que os ácidos do grupo dos hidráxido...
Lido às 25:19:53 - 18/04/2014
Revolução Industrial
Durante o período do Renascimento (sécs. XV e XVI) a Europa ...
Lido às 25:19:51 - 18/04/2014
Dissertação
O texto dissertativo Celso L. Pagnan Quando queremos def...
Lido às 25:19:51 - 18/04/2014
Ciclo do Açúcar
O ciclo da cana-de-açúcar foi a primeira atividade economica...
Lido às 25:19:50 - 18/04/2014
A Revolução Industrial do Século XX
Até a metade do século XVIII, o comércio era o principal set...
Lido às 25:19:48 - 18/04/2014

Sugestão de Busca Escolar

Sites

Encceja
Enem
SISU
Prouni
Paixão e Amor
Curiosidades
Relacionamento

Fale Conosco
Feed / RSS

Comunidade no Google +
Comunidade no Twitter


Novidades no seu e-mail

Estudantes Online
Sobre o Grupo Escolar

GrupoEscolar.com - Todos direitos reservados

Todo o conteúdo do site é retirado da internet e/ou enviado pelos estudantes.

Caso algum conteúdo infrinja direitos autorais entre em contato que adicionaremos crédito ou retiraremos o mesmo.

As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade dos seus autores.

Somos apenas um veículo de comunicação e não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.