O que é monarquia e quais são seus tipos?

A monarquia pode ser estabelecida como uma forma de governo que gerou críticas e elogios ao longo da história e tem desempenhado um papel crucial nos governos de todo o mundo. Uma organização estatal que gira em torno da figura de um rei que adquiriu o poder de forma hereditária ou tributária. Os termos são claros, mas aproveitando o recente desempenho de Sua Majestade o Rei Felipe VI sobre o tema da Catalunha, queríamos combinar em um artigo o que é realmente a Monarquia e quais são seus tipos.


O que é monarquia?

"A monarquia é uma organização do Estado em que o comando supremo e a representação são exercidos por uma pessoa que, como rei, recebeu o poder por meios hereditários e pode transmiti-lo da mesma maneira". Uma forma de governo que é enquadrada como a mais antiga da história, cujos territórios são baixos em nome de "reino" ou "reinado" e que pertencem na sua totalidade ao governante máximo, o rei.

A palavra monarquia é derivada do grego uovoc ou monos que significa "um" e arjein que significa "governo", isto é, governo de um. Um reinado que inclui uma vida útil, a menos que o próprio monarca eleito renuncie a sua posição como aconteceu recentemente na Espanha com o rei Juan Carlos I. Vale ressaltar que, de acordo com a cultura e o país, a palavra rei altera sua forma, mas não o seu significado. Por exemplo, um monarca pode ser chamado de Imperador, Kaiser ou Tsar, entre outros nomes bem conhecidos.

Rainha da Inglaterra, Reinado


Tipos de monarquia


Monarquia, entenda

Monarquia absoluta

Regime político em que todos os poderes correspondem ao rei sem quaisquer limitações. O monarca controla todos os aspectos da sociedade e geralmente é imposto de uma maneira divina. Ou seja, escolhido por Deus. Encontramos um exemplo claro desta forma de governo através de Luís XIV da França, o Rei Sol.


Monarquia liberal

Regime estabelecido nos países europeus após as guerras napoleônicas que se baseava na distribuição do poder entre o rei e uma ampla representação popular.


Monarquia parlamentar

Regime em que o rei é mostrado como símbolo da unidade e permanência do Estado e como moderador das instituições democráticas. Um modelo em que a soberania reside na vontade do povo e no qual a pessoa encarregada do Poder Executivo é o Presidente do Governo. Este é o caso da Espanha com Sua Majestade o Rei Felipe VI como Chefe de Estado e Mariano Rajoy como Presidente do Governo.


Monarquia constitucional

Regime em que o poder do rei baseia-se na intervenção e na mediação em conflitos sociais ou de guerra. Uma forma de governo que está protegida em uma Constituição e onde a soberania reside na cidade.


Monarquia híbrida

Regime que está no meio entre as monarquias absolutas e o constitucional em que o rei é obrigado a ceder parte do seu poder para os governos democráticos, mantendo sua influência política.

Leia também! Assuntos relevantes