Quando um príncipe tem o domínio de um território e faz o controle da área através de um governo, o nome deste local governado pelo príncipe é principado. É importante destacar que principado não é a mesma coisa que reino ou reinado. A principal distinção se dá no tamanho da área dominada, já que o principado é bem menor do que um reino. Em segundo lugar, em alguns casos, o príncipe não é soberano no principado, ou seja, ele divide o poder.

A ONU reconhece 3 principados, que são estados soberanos, que possuem independência em seu território. São eles:

  • Principado de Mônaco, provavelmente o mais popular e conhecido no mundo inteiro;
  • Principado de Andorra;
  • Principado de Liechtenstein.

Brasão de Armas, Principado de Mônaco
Brasão de Armas, Principado de Mônaco

Existem principados que não são considerados estados soberanos e, por isso, não possuem a mesma autonomia política. Seguem os exemplos de principados que não são independentes:

  • Principado de Gales;
  • Principado de Astúrias.

Todos estes principados possuem um príncipe titular, herdeiro responsável pelo território.


História dos Principados

Muitos fatores históricos influenciam na determinação do território do principado. O território da Catalunha, por exemplo, já foi um principado e totalmente soberano, embora esta área tenha sido conhecida como “Reino de Aragão”.

Outro caso de principado que possui sentido histórico é o Principado de Sperlinga, comandado por Giovanni Natoli, que teria recebido do rei Felipe IV o título de nobreza e, além disso, a vantagem de ser capaz de tomar a terra para controle. A Rússia também teve, historicamente, alguns principados, que lá são conhecidos como knyazhestvo, cujo governante é um knyaz.


Principado no Brasil

O filho do príncipe imperial do Brasil também tinha o seu “principado”, já que ele era príncipe do Grão-Pará, a província que possuía o maior território na época. Embora tivesse o seu principado, não havia nenhuma autonomia política ou soberania para controle da área.


Controle familiar do espaço

Famílias muito ricas que controlam um território também podem compor um principado. Existem 3 ótimos exemplos de principados nestas categorias:

  • Emirados Árabes Unidos;
  • Qatar
  • Kuwait.


Curiosidades

Emmanuel Macron, presidente da França, é um copríncipe do Principado de Andorra, um dos principados que, atualmente, são reconhecidos pela sua independência.


Veja também:

Principado Romano

As Cruzadas

Tratado de Bucareste

História do Brasil - Bandeiras Históricas

Leia também! Assuntos relevantes