O que é Maturidade Emocional?

O que é Maturidade Emocional?

Por

A maturidade emocional é uma característica pessoal desenvolvida a partir das experiências de vida de cada pessoa. Adquirir maturidade emocional requer um processo contínuo de aperfeiçamento pessoal e reflexão.

Uma pessoa madura emocionalmente consegue administrar bem suas emoções e sentimentos, como raiva, ciúmes, amor, paixão e outros sentimentos inerentes aos seres humanos. A maturidade emocional é baseada na capacidade de conhecer e administrar bem todos os aspectos da vida.

É possível desenvolver maturidade pessoal com um processo de descoberta das próprias limitações, traumas e experiências. De uma forma geral, essa tal maturidade só é atingida na fase adulta, quando as pessoas conseguem lidar melhor com suas emoções e frustrações, compreendendo a vida sem medos, fantasias, preconceitos, dependências, co-dependências, raivas, ressentimentos e ciúme.

Se tornar uma pessoa madura exige a superação de hábitos e crenças carregadas por muitos anos. A maturidade emocional ensina a agir com bom senso em determinadas situações. Para conquistar a maturidade emocional é preciso agir isento de emoções e preconceitos, ser responsável por suas escolhas e atitudes, não culpar os outros por fracassos próprios, aceitar as dificuldades, promover constantemente a automotivação e o bom humor, ter auto-estima, lidar bem com críticas e ser cooperativo e independente.

Vale lembrar que todas as competências emocionais podem ser aprendidas e aperfeiçoadas durante as experiências de vida. A maturidade emocional possibilita viver feliz e de forma consciente, buscando sempre um desejo verdadeiro de aperfeiçoamento e transformação. Em alguns casos, uma boa terapia pode ajudar uma pessoa a desenvolver sua maturidade emocional.

Leia também! Assuntos relevantes