O que é leitura dinâmica?

O que é leitura dinâmica?

Por

A leitura dinâmica é um método que visa aprimorar a capacidade de leitura para que um indivíduo possa ler mais e muito mais rapidamente. Existem vários métodos e até aplicativos de celular que prometem ajudar no desenvolvimento da leitura dinâmica.

As pessoas que conseguem ler de forma dinâmica têm uma tendência espontânea a ler nas entrelinhas e captar as mensagens de forma clara e rápida. O método de leitura dinâmica tem práticas peculiares, como a necessidade de estar num ambiente tranquilo, sem a presença de eletrônicos e televisores, usar uma caneta ou os dedos para acompanhar a leitura, visualizar blocos de ideias centrais do texto, entre outras técnicas.

Segundo estudos, os leitores dinâmicos conseguem ler de 5 a 8 vezes melhor, atingindo uma média de 800 palavras por minuto. Enquanto o leitor comum lê apenas 150 palavras por minuto.

A leitura dinâmica consiste em fazer uma verdadeira varredura do texto com os olhos, mas sem perder a compreensão daquilo que se está lendo. Esse programa de leitura linear cerebral pode ser desenvolvido por qualquer pessoa.

Na leitura dinâmica, as ideias são enviadas rapidamente ao cérebro, deixando o raciocínio mais ágil e eficiente. O conceito é otimizar o funcionamento cerebral.

Ao iniciar o treinamento da leitura dinâmica, é indicado que as pessoas usem um cronômetro para acompanhar a evolução.

Leia também! Assuntos relevantes