O que é a Camada de Ozônio?

O que é a Camada de Ozônio?

Por

A camada de ozônio é um revestimento de proteção que está ao redor do planeta Terra. Essa camada é frágil e formada por um gás denominado O3 (ozônio). O objetivo da camada de ozônio é proteger os seres humanos, os animais e o meio ambiente em geral contra a radiação solar.

A camada de ozônio está localizada entre 25 e 30 km acima da superfície da Terra, na chamada estratosfera. Esse filtro dos raios solares protege a vida no planeta e evita que os raios ultravioleta prejudiquem diretamente a saúde humana. Na prática, a camada de ozônio é capaz de absorver cerca de 99% da radiação ultravioleta (UV) do Sol.

Apesar da importância da camada de ozônio para o planeta, ela vem sendo progressivamente destruída pela ação do homem, principalmente por causa da poluição. Em 1977, cientistas britânicos afirmaram que havia um buraco na camada de ozônio na região da Antártida. A partir desse ano, a camada vem ficando cada vez mais fina nas regiões do Pólo Sul e Pólo Norte.

As principais substâncias prejudiciais à camada de ozônio são os óxidos nítricos e nitrosos, o CO2 e os gases clorofluorcarbonos, conhecidos como CFCs.

Leia também! Assuntos relevantes