O combustível do futuro

O combustível do futuro

Por

O homem necessita de fontes de energia para executar diversas atividades. Atualmente, existe uma grande dependência em relação ao petróleo, mas este combustível é considerado finito.

Para o futuro, algumas pesquisas promissoras estão acontecendo para se chegar a um combustível com alto potencial. Pesquisadores acreditam que o Hélio 3 é a fonte perfeita para as necessidades humanas de geração de energia. Este gás é potente, não gera subprodutos radioativos e é considerado extremamente eficiente.

O Hélio 3 poderia ser a resposta para a demanda do homem por combustível. O gás é considerado um milhão de vezes mais forte do que o carvão, mas com o lado positivo de não causar a poluição do meio ambiente.

Apesar de ser considerado a fonte de energia ideal para o futuro, existe uma limitação no uso do Hélio 3. O problema é que este gás é limitado na Terra, sendo encontrado em grandes quantidades apenas na Lua e em outros astros.

Por ser um gás raro, com uma produção de apenas 20 quilos por ano no planeta, o Hélio 3 pode dificultar as estratégias do homem, já que a única saída para sua utilização seria explorar o elemento diretamente na Lua.

Um ponto interessante é que, por ser tão poderoso e raro, o valor comercial do Hélio 3 na Terra seria de 4 bilhões de dólares por tonelada. Esse dado é apresentado como um forte incentivo para o início de uma nova corrida espacial para se chegar à Lua.

O Hélio 3 está acumulado no solo lunar há milhões de anos. Estimativas indicam que apenas 100 toneladas de Hélio 3 já seriam suficientes para gerar energia para o planeta todo por cerca de um ano. Ao que tudo indica, o Hélio 3 será realmente o combustível do futuro!

Leia também! Assuntos relevantes