Nelson Mandela


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Nelson Mandela

Nelson Mandela é o símbolo da luta contra o apartheid e a recuperação da África do Sul. Mandela também ficou marcado por sua frase: "A luta é a minha vida".

Ainda jovem, Mandela matriculou-se em uma Escola Metodista. Participou de uma greve de estudantes e foi expulso juntamente com o jovem Oliver Tambo, em 1940. Teve que completar a sua graduação por correspondência de Johannesburg, e se matriculou na Universidade de Witwatersrand.

Em 1944 ajudou a fundar a Liga da Juventude do CNA cujo Programa de Ação foi adotado pelo CNA em 1949. Mandela foi eleito o voluntário-em-chefe nacional da Campanha de Desafio de 1952.

Logo depois, uma ordem proibiu a sua entrada em Johannesburg durante seis meses. Durante este período ele formulou o "Plano M".

Em 1952 Mandela e Tambo, fundam a primeira firma legal de negros no país, e Mandela era presidente da Transvaal do CNA, deputado e presidente nacional.

Uma petição pela Lei de Sociedade para golpear Mandela foi recusada pelo Tribunal Supremo.

Nos anos 50, depois de ser forçado por pressões constantes a resignar oficialmente do CNA, Mandela analisou o movimento político como uma fraude política. Ele predisse remoções de massa, perseguições políticas e terror de polícia.

Durante a segunda metade dos anos 50, ele era um dos acusados na Tentativa de Traição.

Quando o CNA foi proibido depois do massacre de Sharpeville em 1960, ele foi detido até 1961 quando ele foi clandestinamente conduzir uma campanha para uma nova convenção nacional.

Umkhonto We Sizwe (MK), a asa militar do CNA, nasceu no mesmo ano. Sob a liderança dele, lançou uma campanha de sabotagem contra o governo e contra instalações econômicas.

Em 1962, Mandela deixou o país para treinamento de exército na Argélia.

No retorno, ele foi preso por deixar o país ilegalmente e por incitação de golpe. Ele administrou a própria defesa. Foi condenado a cinco anos em novembro de 1962, e logo após condenado por sabotagem a prisão perpétua.

A Ilha de Robben, onde ele foi encarcerado, se tornou um centro de aprendizado, e Mandela era uma figura central no organizado sistema de educação política.

Na prisão, Mandela assumiu o compromisso de nunca negar os seus princípios políticos e isso sempre foi uma fonte de força para os outros prisioneiros.

Durante os anos setenta ele recusou a oferta de uma revisão de pena.

Nos anos oitenta ele rejeitou a oferta de liberdade se ele renunciasse a violência.

Depois de quase três décadas atrás das grades, foi solto no domingo, dia 11 de fevereiro de 1990, Mandela e a delegação dele concordaram com a suspensão da luta armada.

Mandela sacrificou a sua vida privada em pró ao seu povo e hoje é reconhecido e glorificado como herói. Tem títulos honoris causa de mais de 50 universidades internacionais e é o chanceler da Universidade do Norte.

Nelson Mandela, um exemplo de luta, foi recompesado pelo seu povo, sendo eleito como Presidente da África do Sul em 10 de maio de 1994.





Saiba mais

Buscas relacionadas a Nelson Mandela em Biografias.


[ Pesquisa escolar lida 28716 Vezes - Categoria: Biografias ]


Leia também! Assuntos relevantes.

Apartheid
O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele aconteceu na África do Sul de 1948 até 1990 e durante ...
Lido: 25465 Vezes

A origem do preconceito pode estar no baixo
Pesquisas feitas no Reino Unido e nos Estados Unidos mostraram que o preconceito está relacionado a uma menor capacidade cognitiva. Uma pesquisa in...
Lido: 1686 Vezes

Racismo
O Racismo é um crime caracterizado por um pensamento de superioridade entre diferentes etnias. A prática do racismo consiste em acreditar que as pesso...
Lido: 1504 Vezes

Preconceito Racial
O preconceito racial, ou popularmente o racismo, é um problema social enfrentado no mundo inteiro. Trata-se de uma idéia estabelecida sem fundamento ...
Lido: 12669 Vezes

Sugestão de Busca Escolar

Sites

Encceja
Enem
SISU
Prouni
Paixão e Amor
Curiosidades
Relacionamento

Fale Conosco
Feed / RSS

Comunidade no Google +
Comunidade no Twitter


Novidades no seu e-mail

Estudantes Online
Sobre o Grupo Escolar

GrupoEscolar.com - Todos direitos reservados

Todo o conteúdo do site é retirado da internet e/ou enviado pelos estudantes.

Caso algum conteúdo infrinja direitos autorais entre em contato que adicionaremos crédito ou retiraremos o mesmo.

As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade dos seus autores.

Somos apenas um veículo de comunicação e não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.