Nelson Mandela

Por

Nelson Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918, em Mvezo, na África do Sul. Ele foi um importante líder e lutou contra a segregação racial, o preconceito e o apartheide. Mandela foi um rebelde, considerado um guerreiro que lutava pela liberdade do povo. O nome de batismo de Nelson Mandela era Rolihlahla Madiba Mandela.

Mandela foi o principal representante do movimento antiapartheid. Ele foi presidente da África do Sul, mas antes disso passou quase três décadas na cadeia. Mandela estudou no Instituto Clarkebury e na Universidade de Fort Hare.

No movimento estudantil, Mandela apoiou boicotes contra as políticas universitárias e acabou expulso do curso de direito. Ele concluiu sua graduação por correspondência na Universidade da África do Sul (UNISA). Mandela também frequentou a Universidade de Witwatersrand.

Nelson Mandela foi preso em agosto de 1962. Em 1964, ele foi condenado a prisão perpétua por sabotagem e conspiração, permanecendo por 27 anos na prisão. A pressão internacional libertou Mandela quando ele já estava com 72 anos de idade.

Em 1993, Nelson Mandela ganhou o Prêmio Nobel da paz. Ele se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, governando de maio de 1994 a junho de 1999.

Em junho de 2004, aos 85 anos, Nelson Mandela se afastou da vida pública. Ele faleceu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos.

Leia também! Assuntos relevantes