Mineração no Brasil

A mineração sempre foi um braço importante da economia do Brasil. A extração de minérios e pedras preciosas acontece em nosso país desde os tempos da colônia portuguesa.

Atualmente, o setor da mineração é responsável por uma considerável fatia da arrecadação do Brasil, sendo este considerado um setor básico da economia. Segundo dados divulgados recentemente pelo governo, o setor de mineração atingiu um superávit de US$ 11,5 bilhões no primeiro semestre de 2017. Isso representou 21% de todas as vendas realizadas pelo Brasil no mercado externo.

O principal responsável por esse resultado positivo foi o minério de ferro, produto que corresponde a 44% de todo o comércio exterior do país no setor mineral. Outras matérias-primas, como carvão metalúrgico e potássio, também tiveram bom desempenho.

Minerio de ferro

Como é possível perceber, a mineração é responsável por um valor considerável do PIB – Produto Interno Bruto brasileiro. As principais reservas minerais do país são de: nióbio, minério de ferro, tantalita, manganês e outros minerais.

Minerando Ouro

A história da mineração no Brasil


A história da mineração no Brasil

No século XVIII, o Brasil organizou diversas expedições em busca de metais preciosos, em especial o ouro. As chamadas bandeiras (realizadas por bandeirantes) viajavam pelo interior do país à procura de ouro, prata, cobre, diamantes e esmeraldas. As principais regiões exploradas eram em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Nesta época, portugueses e paulistas entravam em conflito por causa da exploração das reservas. A estimativa é que, neste período, tenham sido encontradas cerca de 3 mil toneladas de ouro.

As minas usavam principalmente a mão de obra escrava para promover o serviço de busca pelo ouro e garimpo. Houve também uma tentativa de escravizar os índios para o trabalho de mineração.

Esse foi um mercado que beneficiou homens ricos e poderosos da colônia. A coroa portuguesa ficava com parte de toda a produção de ouro do Brasil.

O desenvolvimento da mineração no país aconteceu ao mesmo tempo em que o desbravamento das regiões do interior da colônia. As expedições armadas saíam de São Paulo em busca da riqueza.

Em 1696, foram encontradas as primeiras jazidas de ouro nas montanhas de Minas Gerais, na região chamada de Vale do Ouro Preto. Em seguida, foram exploradas as áreas de Goiás e Mato Grosso.

Todo o ouro encontrado era enviado às Casas de Fundição, para que passasse pela transformação em barras e para que a Coroa Portuguesa pudesse recolher seu imposto sobre o ouro, chamado de quinta parte.

A exploração da mineração na época do Brasil Colônia levou a diversos conflitos, como a Revolta de Vila Rica e a Guerra dos Emboabas.

Em 1730, teve início o Distrito Diamantino, comandado pela Intendência dos Diamantes, responsável por controlar a exploração das pedras preciosas no Brasil.

Leia também! Assuntos relevantes