História

A Guerra dos Emboabas – 1708

A Guerra dos Emboabas foi um conflito armado que aconteceu em Minas Gerais, entre os anos de 1707 e 1709. Esta guerra foi travada entre os bandeirantes paulistas e os emboabas, grupo formado por portugueses e imigrantes.

O principal motivo dos conflitos era o direito de exploração das minas de ouro descobertas em Minas Gerais. Enquanto os paulistas reivindicavam exclusividade na exploração do ouro, os emboabas defendiam a administração das áreas.

Ao contrário de muitos outros movimentos, esta não foi uma revolta nativista, mas sim uma revolta que tinha motivações políticas e territoriais. O conflito aconteceu em uma região de Minas Gerais onde haviam sido descobertas importantes jazidas de ouro, fato que atraiu muitas pessoas de fora para o Estado.

O conflito dos Emboabas contra os Paulistas

Todas as pessoas que chegavam a Minas Gerais, vindas de fora do Estado em busca do ouro, recebiam o apelido de emboaba. Essa palavra tem origem no tupi e significa “aves de pernas emplumadas”. O apelido foi dado por causa das botas que eram usadas pela maioria dos bandeirantes.

Os emboabas eram vistos como competidores na exploração do ouro. Por isso, iniciou-se uma verdadeira luta armada pela disputa de território.

Em 1708, a guerra começou com força total, quando os emboabas atacaram o arraial do Sabará, região de concentração dos paulistas. Neste ataque, os emboabas declararam o português Manuel Nunes Viana como governador das minas de ouro.

Em seguida, os paulistas foram atacados no arraial da Ponta do Morro, atual cidade de Tiradentes. Esse conflito deixou centenas de mortos.

O conflito só foi controlado quando um capitão-general do Rio de Janeiro chegou à região. Após o fim da guerra, os paulistas continuaram a perder espaço na exploração do ouro em Minas Gerais e acabaram mudando seu foco para outras regiões do Brasil, como Goiás e Mato Grosso.

Para proteger o território das Minas Gerais, a coroa portuguesa criou a capitania de São Paulo e Minas de Ouro, em 1709. Esse foi o início do surgimento das primeiras vilas do Estado, como Vila Rica, criada em 1711, hoje atual cidade de Ouro Preto. Dessa forma, o Brasil começou a viver o auge do ciclo do ouro.

Durante a Guerra dos Emboabas, dois importantes líderes se destacaram. Foram eles: o português Manuel Nunes Viana, líder dos emboabas; e o bandeirante Borba Gato, líder dos paulistas.

Depois deste conflito, a exploração do ouro se intensificou em Minas, e a coroa portuguesa regulamentou a cobrança do quinto, um imposto muito criticado por aqueles que exploravam as jazidas.