Meiose - Dupla Divisão Celular


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Meiose - Dupla Divisão Celular

Por Fernando Senna

Introdução
Ao contrário do que ocorre na mitose (onde há a divisão de apenas uma célula), na meiose duas células dividem-se ao mesmo tempo.

Como ocorre
As fases deste processo (prófase, metáfase, anáfase, telófase, interfase) ocorrem da mesma forma que na mitose; só que, neste caso, em dobro, pois aqui teremos duas células passando pelo mesmo processo simultaneamente.

Na meiose, quatro novas células serão criadas a partir de duas células. Cada uma destas novas células carregará metade do DNA de sua célula de origem.

A meiose se inicia quando o organismo está na fase de reprodução. As fases de divisão celular da meiose são de fácil compreensão para aqueles que entenderam o processo da mitose.

Enquanto que na mitose apenas uma célula passa pelos estágios de divisão (prófase, metáfase, anáfase, telófase, interfase) para gerar duas células filhas, na meiose ocorrerá o mesmo, mas neste caso, duas células passarão ao mesmo tempo por este processo, para gerar quatro células filhas.

Para identificar os passos de cada célula durante a meiose, existe uma definição científica conhecida como Meiose I e Meiose II. De forma mais simples podemos entender que isto nada mais é do que duas células passando simultaneamente pelas "mesmas" etapas que ocorrem na mitose.

Na meiose, a fase da interfase (quando as células não se encontram em divisão) é bastante curta e nela não há duplicação do DNA.

Como já foi explanado anteriormente, a meiose inicia-se quando a célula está em fase de reprodução. A partir deste momento, haverá uma mistura de genes entre as duas células. É importante sabermos que este processo é bastante comum entre os organismos vivos como plantas, animais, e, até mesmo, alguns tipos de fungos.

Ao invés de criar duas novas células com números idênticos de cromossomos (como na mitose), na meiose as células fazem uma segunda divisão (meiose II) logo após a primeira (meiose I).

Nesta segunda divisão o número de cromossomos é divido ao meio. Com apenas a metade do número de cromossomos, as células são chamadas de haplóides. As células diplóides são exatamente o oposto das haplóides. As células em seu estágio normal são consideradas diplóides.


Etapas da meiose
Meiose I
Basicamente as fases da meiose são parecidas com a da mitose. Em ambas, os pares de cromossomos se alinham no centro da célula e seguem para lados opostos. A meiose difere pelo “crossing-over” que ocorre com o DNA.

Este “crossing over” é a troca de genes entre as células. Nesta troca, os genes são misturados e o resultado desta troca não é uma duplicação perfeita como ocorre na mitose. Aqui as células se dividem originando duas novas células com apenas um par de cromossomos cada uma.

Como o período de interfase é muito curto na meiose, as células não têm tempo de duplicar seus cromossomos para realizar uma divisão mitótica, então, elas novamente partem para uma divisão meiótica, dando início a meiose II.

Meiose II
Na prófase II o DNA restante nas células se condensa formando cromossomos curtos. Cada par de cromossomos possui um centrômero. Os centríolos iniciam sua jornada para lados opostos da célula.

Metáfase II : nesta etapa os cromossomos já estão alinhados no centro da célula e os centríolos estão preparados para duplicação.

Anáfase II : aqui os cromossomos aparecem divididos e seguem em direção a lados opostos da célula. Eles não dividem o DNA entre as novas células, ao invés disso, eles repartem o DNA já existente. Cada célula filha pegará somente o necessário para suas funções metabólicas.

Telófase II : nesta fase o DNA já foi completamente puxado para os lados. Ao final desta fase, haverá quatro células haplóides que são chamadas de gametas. O objetivo dos gametas é encontrar outros gametas para, então, fazerem sua combinação e se tornarem um novo organismo.

OBS: A meiose ocorre apenas nas células germinativas masculinas e femininas.


Fonte:
http://biologofernandosenna.blogspot.com/2008_10_21_archive.html





Saiba mais

Buscas relacionadas a Meiose - Dupla Divisão Celular em Biologia.


[ Pesquisa escolar lida 29511 Vezes - Categoria: Biologia ]


Leia também! Assuntos relevantes.

Biologia Celular (Citologia)
Por Leonardo Giantini Trabuco. A Biologia Celular, ou Citologia, é uma parte fascinante da biologia. Tanto ela, como inúmeras outras ciências, só p...
Lido: 22714 Vezes

Características gerais das células
As Células são componentes importantes para a vida. Animais, bactérias, seres humanos e vegetais apresentam células. A célula é considerada a unidade ...
Lido: 1733 Vezes

Núcleo Celular
O botânico escocês Robert Brow (1733 - 1858) verificou que as células eram portadoras de um corpúsculo geralmente arredondado, que ele chamou de núcle...
Lido: 19266 Vezes

A Organização Celular dos Seres Vivos
A célula - sua estrutura e funcinamento Com exceção dos vírus, todos os demais seres têm as suas estruturas fundamentadas na célula. Muitos são apena...
Lido: 183340 Vezes

A importância da célula no ser vivo
A célula é uma peça fundamental para a vida humana. Muitos cientistas já afirmaram que a célula é a base da vida, um conceito fundamental para explica...
Lido: 3156 Vezes

Pesquisas terapêuticas com células-tronco embrionárias
Células-tronco embrionárias são obtidas nos tecidos do embrião humano. Sua utilização em pesquisas terapêuticas gera polêmica e divide opiniões. Q...
Lido: 3561 Vezes

Algas Pluricelulares
Algas são plantas marinhas que apresentam clorofila em suas células. As chamadas algas pluricelulares, ou multicelulares, são aquelas que integram o r...
Lido: 12926 Vezes

Fissão de células somáticas
Antes de conceituarmos “Fissão de células somáticas”, vamos primeiro saber o que são essas tais células: célula somática são quaisquer células dos org...
Lido: 14022 Vezes

Respiração celular
Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usada nos processos vitais. Ela p...
Lido: 14957 Vezes

A Célula | Uma unidade biológica
A célula pode ser definida como uma massa de substância viva delimitada por uma membrana que protege o citoplasma e o núcleo. É capaz de realizar t...
Lido: 60348 Vezes

Sugestão de Busca Escolar

Sites

Encceja
Enem
SISU
Prouni
Paixão e Amor
Curiosidades
Relacionamento

Fale Conosco
Feed / RSS

Comunidade no Google +
Comunidade no Twitter


Novidades no seu e-mail

Estudantes Online
Sobre o Grupo Escolar

GrupoEscolar.com - Todos direitos reservados

Todo o conteúdo do site é retirado da internet e/ou enviado pelos estudantes.

Caso algum conteúdo infrinja direitos autorais entre em contato que adicionaremos crédito ou retiraremos o mesmo.

As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade dos seus autores.

Somos apenas um veículo de comunicação e não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.