Meiose - Dupla Divisão Celular

Meiose - Dupla Divisão Celular

Por

Na biologia, estudamos os conceitos de mitose e meiose, que são processos de divisão celular. Na mitose ocorre a divisão de apenas uma célula. Já na meiose acontece uma dupla divisão celular. A principal diferença é que a meiose acontece na produção de gametas, ou seja, nos processos que envolvem as células sexuais, nos quais ocorrem a divisão de duas células ao mesmo tempo: o espermatozoide e o óvulo.

Sendo assim, a meiose é fundamental para que aconteça a fecundação para a formação de um novo ser humano. No total, são 46 cromossomos envolvidos neste fenômeno biológico, sendo 23 da mãe e 23 do pai. Por isso, a divisão é dupla.


Entendendo a dupla divisão celular

O período de duplicação do material genético recebe o nome de interfase. A meiose é dividida em: prófase I e II, metáfase I e II, anáfase I e II e telófase I e II. Na meiose, duas células originam quatro novas células durante a fase de reprodução.

Na meiose as células passam exatamente pelas mesmas etapas que acontecem na mitose. Neste processo de divisão celular, quando as células não se encontram não ocorre a duplicação do DNA.

Vale ressaltar mais uma vez que a meiose só acontece quando a célula está em reprodução, promovendo uma mistura de diferentes genes. Esse processo acontece em seres humanos e também em outros organismos vivos, como nos animais, nas plantas, nos fungos, entre outros.

O processo da meiose é indicado pela sigla R e envolve uma célula diploide (2N) criando quatro células haploides (N). A atividade reduz pela metade o número de cromossomos. Em diferentes espécies, a meiose pode estar envolvida na produção de esporos e na formação do zigoto.

Leia também! Assuntos relevantes