Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva

Por

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu no dia 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco. Ele se tornou um importante político e líder partidário no Brasil.

Lula teve uma vida sofrida e atuou junto ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Sua liderança sindical o levou a trilhar um caminho até a presidência da república.

Lula foi Presidente do Brasil entre os anos de 2003 e 2010. Seu governo foi marcado por políticas sociais de transferência de renda, visando a redução da pobreza, o combate à fome e a erradicação da miséria no Brasil.

Lula também foi Co-fundador do PT, o Partido dos Trabalhadores. Ele começou sua vida trabalhando como Torneiro mecânico, graças à sua formação pelo Senai. O ex-líder sindical foi o 35º presidente do Brasil.

Lula mudou-se para Santos com sua família em 1951. Ele trabalhou como vendedor de tapioca, laranjas e amendoim nas ruas do litoral paulista. Aos 14 anos, entrou para o curso de torneiro mecânico do Senai.

Como metalúrgico, atuou no movimento do ABC paulista. Em 1969, ingressou no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Lula participou de muitas greves e manifestações importantes para a classe trabalhadora.

Em 10 de fevereiro de 1980, ele ajudou a fundar o PT. Atualmente, Lula é casado com Marisa Letícia e tem cinco filhos.

Lula entrou para a vida política em 1982, quando concorreu ao governo de São Paulo. Dois anos depois, ele se tornou deputado federal constituinte.

Em seguida, Lula enfrentou três derrotas em disputas presidenciais, nos anos de 1989, 1994 e 1998. Finalmente, em 2002, ele foi eleito presidente do Brasil com 53 milhões de votos; e foi reeleito para o segundo mandato em 2006, com 58 milhões de votos.

Lula deixou a presidência com uma das maiores aprovações populares da história do Brasil. Ele se tornou uma grande liderança no país e conseguiu eleger sua substituta ao governo brasileiro, a atual presidente Dilma Rousseff.

Leia também! Assuntos relevantes