Governo do Presidente Lula

Governo do Presidente Lula

Por

O ex- presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi um marco para o executivo nacional. Figura carismática, homem do povo, operário presidente, Lula significa a chegada do pobre à elite e ao comando do país.

Seu governo começou em 1 de janeiro 2003 e terminou em dezembro de 2010. Integrante do Partido dos Trabalhadores (PT), símbolo da oposição, Lula tentou reduzir a pobreza e a desigualdade social. O ex-presidente praticamente manteve 80% de aprovação do começo ao fim de seu mandato. Os números são recordes. Um dos êxitos alcançados pelo governante foi manter o Plano Real e a política econômica, além da retomada do crescimento do país.

Foram criados programas sociais como o “Fome Zero”, “Bolsa Família”, “Primeiro Emprego” e o “Minha Casa, Minha Vida”. Todos são projetos para melhorar as condições de vida do brasileiro. Durante o período Lula, a taxa de desemprego reduziu em 5% de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Foram registradas pelo Ministério do Trabalho mais de 15 milhões de carteiras assinadas, descontadas as demissões.

Lula trabalhou muito bem a política internacional. Mais uma vez se valeu de sua figura carismática para ganhar confiança e proximidade dos líderes internacionais e extinguir sua imagem histórica de “comunista”. Assim conseguiu atestar o desenvolvimento e a estabilidade econômica por qual passa o país. O governo do ex-presidente terminou com mais de US$ 288 bilhões de reservas internacionais. Quando assumiu, a marca era de pouco mais de US$ 37 bilhões.

Durante esse período o país enfrentou alguns problemas por reflexo de má administração em setores específicos. A crise aérea ou o “apagão aéreo” foi deflagrada em 2006. Aeroportos lotados, vôos atrasados e cancelados e passageiros prejudicados. Esse ainda é um desafio que está sendo enfrentado pelo Governo Federal.

Alguns casos de corrupção envolveram o presidente e seus ministros. O caso do mensalão, denunciado por um deputado federal, foi o momento mais crítico enfrentado pelo político. Entre os escândalos está também o mau uso do cartão corporativo e distribuição sem critério de passaportes diplomáticos.

Mesmo com esses problemas, Lula foi um marco no Poder Executivo e conseguiu manter o PT no comando presidencial quando praticamente comandou a campanha da atual presidenta Dilma Rousseff.


Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com
Licença:
Creative Commons License

Leia também! Assuntos relevantes