Johann Sebastian Bach

Johann Sebastian Bach

Por

Johann Sebastian Bach nasceu em Eisenach, na Alemanha, em 21 de março de 1685. Vindo de uma família de músicos, ele seguiu os passos de seus antepassados e se tornou um grande ícone da música mundial.

Aos 8 anos de idade entrou para a Escola de Latim de Eisenach. Aos 9 anos perdeu sua mãe, e poucos anos depois, seu pai também veio a falecer.

Neste período Bach passou morar em Ordruf com seu irmão mais velho Johann Christoph.

Bach seguiu seus estudos de latim e canto coral. Em 1702 concluiu os estudos acadêmicos e conseguiu um emprego de violinista, mas sua grande paixão e talento sempre fora o órgão.

Em agosto de 1703 foi nomeado organista da igreja de São Bonifácio, em Arnstadt, onde tocava três vezes por semana.

Em 1707 foi convidado para ser organista da Igreja de São Basílio em Mühlhausen. Foi nesse momento que ele compôs a famosa Tocata em fuga em ré menor.

Em 17 de outubro de 1707, aos 22 anos de idade, Bach se casou com uma prima, Maria Bárbara Bach, com quem teve 7 filhos. Depois de ficar viúvo em 1720, o músico conhece a soprano Ana Magdalena Wilcken e casa-se pela segunda vez.

Com sua segunda esposa Bach teve 13 filhos, dos quais 7 faleceram ainda bebês.

Em 1734, Bach compôs seu famoso Oratório de Natal.

Já em seus últimos anos de vida, Bach ficou praticamente cego, encerrando suas atividades depois de realizar grandes contribuições à música. Ele faleceu em 28 de Julho de 1750.

Johann Sebastian Bach sagrou-se um gênio de seu tempo e uma de suas obras mais importantes chama-se Arte da Fuga.


Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes