Biografias

Johann Friederich Carl Gauss (1777-1855)

Johann Carl Friedrich Gauss nasceu em Braunschweig, na Alemanha, no dia 30 de Abril de 1777. Ele foi um matemático, astrônomo e físico, e contribuiu de forma importante para o desenvolvimento da teoria dos números, da estatística, da análise matemática, da geodésia, entre outras áreas.

Gauss é considerado um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Ele foi muito influente e teve uma participação fundamental para a evolução da matemática.

Carl Friedrich Gauss nasceu em uma pobre família de camponeses. Ele demonstrou aptidão para a matemática desde muito cedo e contou com o apoio de sua mãe para poder estudar. Gauss foi muito precoce e aprendeu muito cedo a realizar operações aritméticas.

Em 1792, Gauss entrou para o Collegium Carolinum, onde iniciou estudos sobre a aritmética superior, recebendo o título de “príncipe da matemática”. Em 1795, o matemático ingressou na Universidade de Göttingen, onde escreveu a obra “Indagações Aritméticas”, considerada sua obra-prima.

Gauss ocupou a direção do Observatório de Göttingen e foi conselheiro científico dos governos de Hannover e da Dinamarca. Johann Carl Friedrich Gauss morreu em Göttingen, no dia 23 de Fevereiro de 1855. Ele estava com 78 anos de idade.