Inquisição

Por

Na história, a inquisição foi um tribunal eclesiástico católico, destinado a defender a fé e eliminar os chamados hereges.

A Inquisição foi criada para combater o sincretismo religioso, ou seja, o objetivo era garantir a soberania da igreja católica no mundo.

A Inquisição medieval foi fundada em 1184 no Languedoc, no sul da França. Já a inquisição portuguesa foi criada em 1536 e existiu até 1821.

Este movimento vigiava, perseguia e condenava aqueles que fossem suspeitos de praticar outras religiões. Também era responsável por censurar toda a produção cultural e as inovações científicas. De forma geral, a Igreja católica receava que ideias inovadoras conduzissem os fiéis à dúvida religiosa e à contestação da autoridade do Papa.

Nessa época, se alguém fosse denunciado por heresia, esta pessoa era presa e torturada até confessar. Alguns dos suspeitos chegavam a confessar culpa para escapar da tortura.

E aqueles que não confessassem e não se mostrassem arrependidos eram condenados a morrer em cerimônias chamadas autos-da-fé, que levavam os hereges para a fogueira.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes