Inclusão social

Por

Incluir socialmente é combater a exclusão estabelecida pela sociedade. No mundo capitalista, existe uma tendência a excluir tudo o que não se encaixa no padrão considerado adequado e socialmente aceitável. Assim, o conceito de inclusão social existe justamente para acabar com essas barreiras de classe social, nível educacional, deficiências física e mental, idade e minorias raciais.

A Inclusão Social é colocada em prática por meio de políticas públicas, políticas afirmativas e políticas assistencialistas. Em todos esses casos, o objetivo é oferecer oportunidades iguais de crescimento pessoal, profissional e de distribuição de renda do País.

Hoje, existem leis específicas de inclusão social, como as cotas das universidades, as cotas do mercado de trabalho e as leis que determinam a acessibilidade para deficientes físicos em locais públicos.

Para que um país seja capaz de criar oportunidades iguais de desenvolvimento para todos os cidadãos é preciso pautar o governo pela inclusão social, em todos os sentidos desse termo.

Leia também! Assuntos relevantes