IDH no Brasil e no Mundo

IDH no Brasil e no Mundo

Por

O IDH é o Índice de Desenvolvimento Humano. Essa é uma medida que compara o crescimento humano de um país e os separa entre países desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos.

O índice é feito por dados da expectativa de vida, renda e educação de uma nação. Todo ano a ONU divulga o IDH de seus países membros. O IDH foi desenvolvido em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Quando se usa a educação para o índice, o programa utiliza a taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais de idade. Outro indicador é a taxa de escolaridade. Isso seria a soma de pessoas que estão matriculadas em algum curso, independente de ser técnico, nível médio, fundamental ou superior.

A expectativa de vida é avaliada através da longevidade. É um indicador que deve mostrar quantos anos uma pessoa nascida em determinado local deve viver.

A renda é avaliada através do PIB per capita de um país. A renda é medida em dólar para evitar diferenças existentes entre o custo de vida de um país e de outro.

Com todos esses dados é feito um cálculo para se chegar ao Índice de Desenvolvimento Humano. Estão no topo do ranking de IDH países como Noruega, Austrália, Estados Unidos e Canadá. Em 2010, o Brasil ocupou a posição 73 em uma lista composta por 169 nações.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes