A chegada de Cabral ao Brasil

A chegada de Cabral ao Brasil

Por

O descobrimento do Brasil é uma data emblemática para todos os brasileiros. O fato aconteceu com a chegada de Cabral ao país, em 1500. Mas como foi o momento em que os portugueses descobriram o Brasil? Confira!

Os portugueses apostavam nas grandes navegações para expandirem seu poder e conquistarem riquezas. Em 1500, os navios chegaram ao Brasil, graças a uma ordem do rei D. Manuel, que organizou uma grande e importante esquadra que deveria seguir rumo às Índias. Pedro Álvares Cabral, um fidalgo português, era o chefe da expedição, porém ele não tinha muita experiência marítima.

Dessa maneira, a viagem que começou com o foco de fortalecer o comércio português na Ásia, acabou resultando no descobrimento de uma nova terra. A esquadra de Cabral saiu de Lisboa em 9 de março de 1500, com dez naus e três caravelas. A tripulação total era de 1500 homens.

Ao chegar ao norte da África, Cabral desviou sua rota para o Ocidente. Depois de 43 dias de viagem, em 21 de abril de 1500, os portugueses avistaram o Brasil, que inicialmente recebeu o nome de Monte Pascoal, numa referência à semana de Páscoa.

O primeiro local ocupado foi Porto Seguro, onde os portugueses ficaram por dez dias. Depois da descoberta de Cabral, o escrivão Pero Vaz de Caminha comunicou o rei de Portugal sobre o achado das terras brasileiras.

Cabral desembarcou no Brasil no dia 30 de abril, e logo encontrou cerca de 400 índios tupiniquins. Em 2 de maio de 1500, Cabral seguiu para as Índias para concretizar tratados de comércio. Mesmo enfrentando resistência, ele conseguiu chegar ao continente asiático e criar feitorias portuguesas na região.

De acordo com os historiadores, o descobrimento do Brasil não aconteceu por acaso. Pedro Álvares Cabral teria ordenado a mudança de rota, com o afastamento da costa africana, de maneira intencional. Assim, o descobrimento do Brasil, em 22 de Abril de 1500, foi um fato histórico que consolidou o desejo dos portugueses de expandirem suas colônias de exploração.

Leia também! Assuntos relevantes