Guerra de Secessão

Guerra de Secessão

Por

A Guerra de Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana, aconteceu entre os anos de 1861 e 1865 nos Estados Unidos. Esse conflito começou depois que vários estados que mantinham a escravidão declararam a secessão, formando os Estados Confederados da América, no sul do país.

O movimento levou a uma espécie de rebelião, e os Estados que não se uniram à secessão ficaram conhecidos como "União", entre eles os Estados do norte do país. Os combates da guerra civil americana foram violentos e deixaram mais de 600 mil mortos.

Em 1860, os republicanos, que eram liderados por Abraham Lincoln, se colocaram contra a escravidão, e isso fez com que sete estados escravistas dessem origem à guerra. Ao final do conflito, a Confederação perdeu e a escravidão foi abolida em todas as regiões dos Estados Unidos.

Durante a guerra, uma conferência de paz chegou a ser realizada, mas sem sucesso nas negociações em 1861. Os conflitos propriamente ditos tiveram início em 12 de abril de 1861, quando as forças confederadas tomaram Fort Sumter, na Carolina do Sul.

A Guerra Civil Americana é considerada uma das primeiras guerras do período industrial. O conflito usou as estradas de ferro, o telégrafo, armas e navios a vapor nas batalhas, contando com o apoio de fábricas, bancos, minas e estaleiros. Essa guerra também é apontada como a mais mortal da história dos Estados Unidos.

Leia também! Assuntos relevantes