Gorduras Trans

Por

As gorduras trans estão presentes em diversos tipos de alimentos industrializados. A substância é utilizada principalmente para conservar os alimentos por mais tempo e torná-los mais saborosos. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga desde 2006 que todos os fabricantes indiquem em rótulos a quantidade de gordura trans em cada tipo de alimento.

Muitos países já proibiram a utilização dessa gordura nos alimentos. Estudos já comprovaram que a gordura trans é prejudicial à saúde, causando o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL), e também diminuindo a taxa de colesterol bom (HDL). Além disso, a gordura trans também pode causar arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral.

A gordura trans é, na verdade, uma gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação. A gordura é usada pela indústria de alimentos para a fabricação de biscoitos, salgadinhos, margarinas e outros produtos processados.

O Ministério da Saúde determinou que é aceitável consumir até 2g da gordura por dia. Essa quantia equivale a quatro biscoitos recheados. É muito importante checar as embalagens dos produtos para comprar alimentos livres de gorduras trans.

A gordura vegetal hidrogenada é muito prejudicial para as artérias. Segundo nutricionistas, a população deve evitar o consumo de alimentos com altos níveis de gordura trans, como bolachas, pipocas de microondas, chocolates, salgadinhos, sorvetes e alimentos com margarina na composição.

Leia também! Assuntos relevantes