Ginecologista

Por

Qual a idade certa para começar a ir ao ginecologista?
A primeira ida ao ginecologista deixa qualquer menina com medo, mas é preciso ter consciência da importância dessa consulta no momento em que o corpo da adolescente começa a passar por grandes transformações. Uma vida saudável depende de um acompanhamento médico adequado.

A idade ideal para a primeira consulta com o ginecologista é por volta dos 12 anos, ou após a primeira menstruação da menina.

Entre os 12 e 15 anos de idade, o corpo das meninas começam a se transformar. O corpo ganha nova forma, os seios crescem, os pêlos pubianos aparecem e em seguida vem a primeira menstruação. Por isso, a orientação de um médico ginecologista nesse momento pode tornar as coisas mais fáceis para as adolescentes.

Na primeira consulta o médico vai explicar as modificações hormonais e corporais e vai orientar a menina sobre sexualidade. Aos pais, vale lembrar que levar a filha ao ginecologista não significa que você está estimulando o início da vida sexual, mas sim protegendo a saúde e o desenvolvimento dela.

A primeira consulta é mais uma conversa e um exame simples, onde o médico vai avaliar as mamas, o abdômen e a vulva das garotas virgens, ou realizará um exame papanicolau nas garotas que já tiverem iniciado a vida sexual. Os exames não causam dor alguma.

Lembrem-se meninas: o médico tem um código de ética a seguir, então ele nunca vai revelar aquilo que você contar para ele durante a consulta. Aproveite para tirar dúvidas!

Leia também! Assuntos relevantes