Folclore Carioca

Por

O folclore do Rio de Janeiro tem muita influência indígena, religiosa e africana. As tradições da cultura carioca contam com mitos, lendas, danças e manifestações populares.

Os costumes folclóricos do Rio são muito fortes em todas as regiões do Estado. Entre as danças tradicionais, podemos citar o caxambu, a ciranda, a dança de São Gonçalo e o Mineiro-pau, manifestações que se espalham, principalmente, pelo interior do Rio de Janeiro, mas que também podem ser encontradas na capital.

Outra manifestação folclórica muito famosa e de extrema beleza no Rio de Janeiro é o carnaval, com seus desfiles super criativos e luxuosos e suas escolas de samba de grande tradição. No Rio, o povo do interior também preserva o hábito das quadrilhas e das festividades religiosas que acontecem na semana santa e no natal.

O folclore carioca também tem lendas próprias muito conhecidas. Entre as lendas típicas do Rio de Janeiro, a mais popular é a da Esfinge Carioca, um mito indígena que afirma que a famosa Pedra da Guanabara foi um índio que matou uma jovem índia e, como castigo, foi transformado em pedra pelo deus Nhanderú e obrigado a viajar a baía.

O folclore carioca também é muito preservado na cidade histórica de Paraty. Por lá, as cirandas populares acontecem nas vilas de pescadores e contam com as danças Flor do Mar, Chiba Cateretê e Caranguejo.

Outra manifestação folclórica do Rio de Janeiro é a dança do Jongo Caxambú, uma tradição de origem negra, praticada nos terreiros.

Leia também! Assuntos relevantes