Evolucionismo

Por

O evolucionismo nada mais é que o conceito do processo de evolução das espécies mediante as modificações lentas e progressivas conforme o ambiente e as necessidades de cada ser vivo. Um dos grandes nomes do Evolucionismo é Charles Darwin (1809-1882), um naturalista britânico que estudou e observou as espécies criando assim o termo “Darwinismo”, considerado também o pai da teoria da evolução.

Mas, vale lembrar outro cientista que estudou as origens das espécies, seu nome, Jean-Baptiste Lamarck, seus estudos se opunham com o modelo criacionista que indicava que os seres vivos de seu tempo nada mais eram que seres evoluídos que seus próprios ancestrais.

Lamark estava no caminho correto, entretanto, acreditava que os órgãos ativos se desenvolviam, enquanto aqueles que eram poucos utilizados, se atrofiavam. Tais modificações eram passadas para seus descendentes através da Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos, mas, os organismos, independente da heretariedade, não seriam capazes de controlar o desenvolvimento desses órgãos como na teoria de Lamark.

As pesquisas de Lamark não possuíam um registro cientifico de suas observações, agora, quanto a Darwin, passou anos e anos viajando e observando diversas espécies até publicar: A Origem das Espécies. Na teoria de Darwin podemos encontrar a máxima “os ambientes selecionam os organismos mais adequados para determinado lugar”, Darwin chamou tal observação como “Seleção Natural”.

Ou seja, as espécies que sobreviverem a determinados ambientes poderão se multiplicar e passar suas melhorias para a seus descendentes, criando seres mais capazes e melhorados mediante a própria natureza ao redor. Quanto aos organismos que não conseguirem se adaptar, acabam sendo descartados e com o tempo, extintos.

A ciência também passou por mudanças e, devido aos avanços, os estudos de Darwin foram revisitados e melhorados, com isso nasceu a expressão Neodarwinismo, ótimos para preencher algumas lacunas deixadas por Darwin durante seus estudos, como por exemplo, nós, homens sapiens, que, segundo os estudos de Darwin, somos uma evolução de uma espécie há muito tempo extinta, como por exemplo: homo erectus e o homo habilis, portanto, o homem não descende dos macacos como muitos defendem e acreditam.


Assuntos pertinentes:
Evolução Humana
Evolução dos Vertebrados


Evolucionismo e Criacionismo


O evolucionismo, como o próprio nome já diz, acredita na evolução das espécies, ou seja, não acredita que algum ser divino tenha criado qualquer ser existente na face da Terra. Já para o Criacionismo, as coisas são bem diferentes, eles já acreditam que um ser divino deu a vida a todos os seres que povoam o planeta.


Evolucionismo social


Também conhecido como Darwinismo Social é um tipo de pensamento antropológico que tem suas premissas na mesma teoria da evolução das espécies para explicar o desenvolvimento social, seguindo a teoria de Darwin os grupos sociais começam na animosidade e vão evoluindo e desenvolvendo conforme suas necessidades, tornando-se civilizados. Esse tipo de ideia também ajuda a difundir o preconceito, racismo e entre outros males criados pela sociedade, esse fato se dá pelo fato de os mais civilizados quererem dominar aqueles em desenvolvimento.

Leia também! Assuntos relevantes