Entendendo a Biologia Celular e Molecular

As Biologias Celular e Molecular estão relacionadas ao estudo da célula e do organismo dos seres vivos. Como sabemos, a célula é a principal estrutura, o elemento primordial dos seres.

Este componente essencial começou a ser estudado no século XVI, depois da criação do microscópio. A partir daí, os conhecimentos avançaram de forma rápida, garantindo ao homem conhecimentos importantes para compreender o funcionamento do corpo e a genética humana.

Confira algumas informações e conceitos que abrangem a biologia celular e a biologia molecular!


Conceito da Biologia Celular

A Biologia Celular estuda especificamente as células, como o próprio nome deixa evidente. Essa ciência também é conhecida como Citologia ou Histologia.

Nesta área de pesquisa, os cientistas e biólogos analisam o funcionamento das células e seus componentes, como as organelas, por exemplo. A partir do desenvolvimento dos microscópios eletrônicos, as imagens das células puderam ser ampliadas e estudadas com mais profundidade.

Este campo de estudo engloba as células animais e as células vegetais. Vale lembrar que as células são os menores componentes que constituem o organismo. Elas são responsáveis por formar o corpo humano e manter seu correto funcionamento.

O organismo humano é repleto de células, de vários tipos e com finalidades distintas, presentes em diferentes sistemas. Apenas o corpo humano concentra cerca de 10 trilhões de células, como os neurônios, presentes no cérebro.

Células

Conceito de Biologia Molecular

A Biologia Molecular é uma área relativamente nova de pesquisa. Ela começou a avançar a partir da década de 1950. Basicamente, esta área estuda as características genéticas, que são repassadas de geração para geração.

Um dos principais temas da biologia molecular é o DNA, responsável pela hereditariedade. Neste campo de estudo, os biólogos analisam genes, cromossomos e outros aspectos moleculares.

Graças à biologia molecular, o homem já foi capaz de desenvolver tratamentos e remédios para uma série de doenças.


Fatos importantes sobre a biologia celular e a biologia molecular

A biologia celular e a biologia molecular são complementares e fundamentais para os avanços da medicina. Ambas são ramos da biologia e estudam os detalhes da vida. Uma diferença importante entre essas duas áreas é que a biologia molecular realiza estudos em um nível submicroscópico.

Dois nomes importantes no avanço da biologia molecular foram James Watson e Francis Crick, responsáveis por apresentar ao mundo a forma tridimensional da molécula de DNA. Um fato que marcou essa área ocorreu em 1966, quando Marshall Nirenberg e Har Khorana decifraram o código genético humano.

Em seguida, outros avanços surgiram, como a criação do primeiro clone, os exames de paternidade e o mapeamento de 99% do genoma humano.

Leia também! Assuntos relevantes