Eduardo Campos

Por

Eduardo Henrique Accioly Campos nasceu em Recife, no dia 10 de agosto de 1965. Membro de uma família com tradição política e neto de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos se envolveu com a política durante a faculdade de Economia, que cursou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesta época, ele foi eleito presidente do Diretório Acadêmico.

O economista e político assumiu diversos cargos importantes durante sua trajetória, como Chefe de Gabinete, Deputado Estadual, Ministro de Ciência e Tecnologia do governo Lula e Governador de Pernambuco por dois mandatos. Campos foi o governador que alcançou a melhor avaliação nacional e deixou o governo do seu Estado, com uma ótima aceitação dos eleitores, para concorrer ao cargo de Presidente da República no pleito de 2014.

O ex-governador de Pernambuco era presidente do PSB (Partido Socialista Brasileiro). Ele disputava as eleições para Presidente ao lado de sua vice, Marina Silva.

Eduardo Campos era filho do poeta Maximiano Campos e da ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes. O político era casado com a economista Renata Campos, com quem teve cinco filhos, entre os quais o mais novo, chamado Miguel, nasceu em 28 de janeiro de 2014.

No dia 13 de agosto de 2014, o candidato à Presidência da República cumpria sua agenda eleitoral quando seguiu para o Guarujá em um avião modelo Cessna Citation 560XL de prefixo PR-AFA22. A aeronave tinha partido da cidade do Rio de Janeiro, e por volta das 10 horas da manhã sofreu um acidente na região do bairro do Boqueirão, em Santos, Litoral Sul de São Paulo.

Durante a tentativa de pouso, o piloto do avião foi obrigado a arremeter por causa do mau tempo e acabou caindo em uma área residencial. O trágico acidente matou 7 pessoas que estavam a bordo do avião e deixou outras 6 pessoas feridas sem gravidade.

Eduardo Campos morreu em plena disputa eleitoral para o cargo de Presidente da República e deixou o Brasil inteiro em estado de perplexidade. O político tinha apenas 49 anos de idade, recém-completados no dia 10 de agosto de 2014.

Leia também! Assuntos relevantes